O Que é Wall Washing?
Um dos efeitos que eu mais gosto na iluminação é o wall washing. Acho que ele causa impacto, é cênico e muito elegante; um verdadeiro curinga décor. Por isso fui saber da equipe da Templuz um pouquinho mais sobre ele.
O wall washing (encontrei outros nomes, mas escolhi esse), ou banho de luz nas paredes, é um efeito que joga com luz e sombra através de fachos direcionados que varrem o espaço e destacam paredes e volumes, valorizam detalhes arquitetônicos, cores e texturas me conta a equipe de consultoras da Templuz. Pode ser usado em exteriores e interiores de projetos comerciais e residenciais.
Feito com peças direcionáveis; de trilho, embutidos, nos modelos mini dicroica, dicroica, PAR20, PAR30, AR70 e AR111 e suas respectivas lâmpadas, os spots podem estar em cima - jogando o facho de luz de cima pra baixo - ou embutidos no chão - jogando a luz de baixo pra cima, que fica também muito bonito.
ONDE USAR O WALL WASHING?
Nos projetos de interiores que a Templuz tem realizado, esse efeito tem sido solicitado nos mais variados ambientes da casa: no hall de entrada dando boas vindas aos visitantes, no corredor realçando quadros e criando uma passarela bem mais interessante que um corredor "normal", na sala em clima cênico e até nos quartos em cabeceiras da cama. Neste último, porém, deve-se ter um cuidado extra com o posicionamento dos spots, advertem os consultores, para não ofuscar quem estiver deitado. O ideal é que eles fiquem mais próximos à parede, nunca mais que 10 cm, e com o foco totalmente direcionado para ela.
Na parte externa da casa, o wall washing é usado para destacar a fachada e valorizar a arquitetura. Pode também sinalizar caminhos. De qualquer forma, independente do local onde se pretende usar o wall washing, o ideal é que você invista num revestimento bem legal na parede que vai recebê-lo! Fique por dentro em: https://bit.ly/2quLkw7.