O que aprendi no 2º dia do RD Summit.
RD SUMMIT - 08/11
Vou fazer um artigo menor que o primeiro, então vou citar 2 palestras que gostei muito do segundo dia. Sobre as outras palestras que visitei, podem ver mais no meu instagram.
1 - 0% de churn e 100% no aumento do ticket médio em 12 meses: e aí, topa nichar?
Apesar do título sensacionalista, a palestra foi MUITO bacana e os caras conseguiram escalar o resultado através das estratégias de segmentação. Essa palestra mostrou a experiência da agência Cupola no segmento imobiliário e os resultados da empresa com estratégias de segmentação. Os meus maiores aprendizados foram:
- Independente do seu negócio, segmentar é necessário;
- As estratégias de segmentação otimizam o seu esforço. Consegue entregar mais para o seu público consumidor.
- Você consegue diminuir de forma significativa o seu churn rate.
- Essa estratégia pode sim aumentar o seu ticket médio, já que você tem o cliente certo fazendo a compra certa.
2 - Histórias que Inspiram - Yvonne Cagle
Essa é, de longe, uma das palestras mais incríveis que eu já vi na minha vida. Ela basicamente nos contou histórias sobre as descobertas deles na NASA, nos falou de aventura, sobre desbravar. Além de uma presença de espírito GIGANTE, ela nos desafiou a acreditar mais em nós mesmos. Dividindo com a gente, de forma super sensível, as dificuldades de uma mulher, negra e totalmente desprivilegiada, chegar onde ela chegou e conseguir tudo o que ela conseguiu... Foi incrível. Ao invés de colocar em tópicos o meu maior aprendizado, quero reproduzir algo que ela disse com o impacto que ela nos disse. Não é uma transcrição, ok? Mas foi a mensagem que mais me tocou.
Ela basicamente disse que a NASA teve, historicamente, tanta dificuldade para efetuar testes, já que isso tinha um custo inestimado de dinheiro, colocava em risco a vida das pessoas e tinha um investimento gigante de TEMPO para colocar qualquer projeto no espaço. Mesmo com todos os riscos os astronautas faziam questão de conhecer o espaço, porque tinham a certeza de que viver a experiência seria o que poderiam ter de mais valioso. Mesmo na época o teste sendo tão caro, demorado e arriscado, tudo o que eles queriam era testar. Hoje temos uma capacidade quase inesgotável de testar e por algum motivo não damos tanto valor ao teste... às experiências... Bom, ficou o aprendizado. Foi muito bom!