O que aprendi com o meu violão
O violão provavelmente foi meu primeiro brinquedo. Em todas as fases da minha vida me recordo de ter um violão por perto. Considero que tive uma infância musicalmente rica. Eu cresci ouvindo os discos de vinil do meu pai e dos meus irmãos mais velhos.
Meus preferidos eram Jovem Guarda, Gipsy Kings, Luiz Gonzaga, Caetano Veloso, Reginaldo Rossi, RPM e por ai vai...
Mas eu não aprendi a tocar violão com 1 ano de idade.
Em 2001 eu era um garoto tímido pré-adolescente. Morando no extremo sul da cidade de São Paulo - na divisa com Embu das Artes. Havia uma certa preocupação por parte da minha família, por eu estudar em escola pública da periferia e com as influências que eu pudesse vir a ter. Hoje, como pai, compreendo um pouco melhor.
Nessa mesma época, na escola, conheci uma galera que tocava violão na hora do recreio. Eles tocavam musicas do legião Urbana, Capital Inicial, Charlie Brown Jr. Como eu não era de conversar muito, a música foi o que motivou eu puxar assunto com eles. E a partir daquele momento eu comecei a levar o violão mais a sério até conseguir entrar para aquela tribo.
Eu nem sabia tocar direito mas achava um máximo andar com o violão nas costas.
Tenho boas lembranças das tardes na escola com meus amigos "violeiros" - muitos deles são meus amigos até hoje - tocando as minhas músicas preferidas. Músicas que eu nem imaginava tocar um dia.
O recreio era onde a gente ensaiava, e as vezes dava sorte de alguns professores nos deixar tocar alguns minutos a mais na sala de aula, por coincidência, era nas matérias desses mesmos professores que eu tirava as melhores notas.
Eu não tinha celular, TV a cabo, nem roupas de marca... Mas tinha meus amigos, meu violão Di Giorgio e muita vontade de aprender.
Posso dizer que tocar violão me proporcionou e ainda proporciona muitas alegrias. E até hoje é uma ferramenta importantíssima no meu desenvolvimento pessoal e profissional.
Algumas soft skills possíveis de se conquistar com a prática da música:
- Relacionamento - me tornei um pouco menos tímido, o que me ajudou a fazer boas amizades.
- Criatividade - tocar qualquer instrumento musical fará com que você ative sua atividade cerebral. E isso significa mais possibilidades ao seu alcance para a resolução de problemas.
- Foco e Concentração - tocar uma música inteira exige muito estudo e repetição.
- Paciência e Determinação - não foi fácil calejar os dedos rs.
Participei de alguns festivais de Música voltado para a industria. Em 2012 fui 1° colocado no Festival SESI Música em São Luiz - MA na categoria interprete e em 2014 2° colocado na categoria música inédita.
O melhor prêmio foram todas as amizades conquistadas por meio da música.
E como estamos sempre aproximando semelhantes..
Atualmente trabalho em uma hidrelétrica onde boa parte da equipe, além de serem excelentes profissionais, têm como hobby tocar algum instrumento. Posso afirmar que é um clima extraordinário para se trabalhar.
Nessa época de isolamento social já rolou até umas musicas remotas. O que nós une cada vez mais.
A música é uma arte capaz de unir pessoas e ideais. Não consigo nem imaginar a vida sem música. e além disso...
Tocar qualquer instrumento é um diferencial em sua carreira profissional.
Em todas entrevistas em que participei comentei que em meus momentos de lazer gosto de cantar e tocar violão. E por tudo que comentei nesse texto, acredito que isso seja positivo aos olhos dos entrevistadores.
*************************************************************************
Analista Fiscal Júnior na Grupo GPS | Controle de Saldo Negativo
10 mQue orgulho de vc, ainda não tinha visto esse artigo aqui 😍😍😍
Educador Musical. Professor de Violão.
4 aMuito inspirador seu artigo! Parabéns!
Engenheira mecânica
4 aCaldeira, um milhão de vezes curtiria! Orgulho de ter você como amigo, como conterrâneo e como “nosso músico profissional”! Texto lindo, honesto e inteligente!
Analista Ambiental Pleno na ENGIE Brasil
4 aVocê é um exemplo de Pessoa, de Profissional e de Músico, belo artigo, mais algumas da para publicar um livro, "artigos pensantes de um musico eletricista" daria um belo título. Abração
Gerente de Engenharia de manutenção na Engie brasil energia
4 aMandou bem!!!