Por que eu devo Treinar?

Por que eu devo Treinar?

Estava organizando algumas coisas na minha casa na última semana e encontrei alguns papéis com desenhos de acordes de violão, com algumas marcações em caneta vermelha e me surpreendi ao ver a data no papel: 2003!

Eu toco violão desde os 12 anos, comecei na igreja pra acompanhar meu pai que visitava algumas igrejas e gostava que cantassem algumas músicas específicas antes de fazer a sua pregação. Como nem sempre os músicos sabiam ou estavam dispostos a "tirar de ouvido" a música eu comecei a ajudar cantando e tocando violão.

O começo, como para todos que tocam algum instrumento, foi difícil, além da limitação natural eu sou canhoto e não tínhamos um professor que ensinasse um canhoto na minha amada cidade de Ponta Grossa - PR. Decidi que iria começar a estudar contrabaixo, para desenvolver os movimentos da mão direita e depois passar para o violão. Foi assim que aconteceu, a evolução foi acontecendo, os primeiros acordes foram saindo e as primeiras músicas também.

Não foi fácil, enfrentar os famosos "acordes com Pestana", estudar ritmos, campos harmônicos, escalas. Muitas vezes eu sentia que não ia conseguir, que não ia conseguir executar uma ou outra música. O tempo foi passando, montei uma banda, tocar já não era a preocupação, mas sim acertar toda a dinâmica de uma banda.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

E as coisas só caminharam quando havia ENSAIO, repetição. Não encontrei nesses anos uma formula mágica pra que tudo ficasse perfeito sem ESFORÇO. Quanto mais velho você fica, mais difícil é conseguir um horário para ensaiar, para tirar a música, para aprender a letra da música.

Eu sempre busquei fazer o melhor, encontrar um horário pra ouvir a música, enviar o link do vídeo pra banda ver como era a execução ao vivo, como era a dinâmica e o arranjo. Havia DEDICAÇÃO para que tudo ocorresse da forma esperada. Nem sempre dava certo, tenho várias excelentes histórias de situações que saíram totalmente fora do esperado, um dia eu escrevo aqui.

O que eu percebi com o passar do tempo é que quanto mais eu TREINAVA, mais fácil ficava tocar, quando mais a banda ensaiava, mais NATURAL era a apresentação. Cantar e tocar ao mesmo tempo já não era um problema, tocar violão de olho fechado é uma realidade, minhas mãos sabem como são os acordes, o ritmo.

Se treinar é extremamente importante, por que eu não TREINO o meu trabalho, o meu pitch de vendas, a minha abordagem, por que não estudo as melhores formas de enviar e-mail, o melhor tom de voz para o telefone, a melhor postura em uma visita?

Entramos no automático e esquecemos que o aprimoramento passa pelo TREINO, eu me torno um profissional melhor quando eu desenvolvo a habilidade de aprender a todo tempo. Meu amigo Célio Nunes dizia que devemos ser INCONFORMADOS, inconformados com o nosso desempenho, com a nossa condição de saúde, condição financeira, eternos INCONFORMADOS, a procura dá uma melhor performance e de um melhor resultado.


Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Isso não quer dizer que nunca serei GRATO, não me entenda mal, a ideia é buscar fazer sempre o meu melhor e pra isso eu preciso parar, estudar, TREINAR, repetir, errar, corrigir, TREINAR e seguir.

Esse é o caminho que eu percorri até aqui e pretendo continuar seguindo, em 2018 foram mais de 12 eventos e treinamentos, cursos, palestras, livros. Entendo que estou melhor do que quando comecei a vender em 2008, mas ainda estou longe do ideal e pra isso preciso continuar " Na pegada do Jiraya"!

A Jornada é longa e eu pretendo aproveitar todo o caminho, como diz o Gustavo Caetano.

E você? O que você vai fazer diferente? Quanto você vai investir em você? Tempo, dinheiro? Invista em você, não se conforme, não reclame, TREINE, TREINE DE NOVO, CRESÇA, EVOLUA!

 




Wilians Paula Bicudo

Consultor Comercial na Área de Comunicação Visual

5 a

Parabéns treinar sempre

Jhonatan Jardim

Customer Success Manager na Mercos | CSM | Gerente de Contas | Expansão | Retenção

5 a

Treinar sem cessar!  

Paulo Márcio Reis Santos

Sócio PMRS Advocacia e Consultoria. Professor na Universidade FUMEC (Graduação e Mestrado).

5 a

Excelente analogia!!!

Horácio Moraes

Executivo de Contas na Visual Sistemas

5 a

Giovanni, bom dia. Cara, sua história é idêntica a minha. Tbm sou músico formado pela UFMG e iniciei minha jornada aos 10 anos tocando sozinho. Como na época meus pais não tinha uma condição de me dar um violão, eu comprei uma revista de violão com adesivos e colei no meu braço direto para treinar. Assim foi por 2 anos e as vezes no coral da igreja pegava o violão de um grande amigo (que já se foi e deixa saudades). A vida com vendas veio logo cedo e a disciplina com o estudo da música me fez entender que para ser melhor é preciso se dedicar ao treino e conhecimento do trabalho a ser exercido. Obrigado por compartilhar sua história. Tenha um ótimo dia, abs. HM

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos