O que o Carnaval e a Segurança não têm em Comum?
O carnaval sem dúvida é a maior manifestação da expressão popular no Brasil e hoje faz parte da identidade nacional sinônimo da alegria, mas também têm sido sinônimo de confusões, brigas, traições, pancadarias, uso de drogas, excesso de álcool, assédio à mulheres, acidentes, sexo e falta de segurança pública.
Culpar apenas o carnaval pela violência e insegurança é cômodo, mas não é o correto, pois somente expressa o que já existe nas pessoas e na nossa cultura. O carnaval cresceu muito, mas as medidas de segurança não acompanharam essa evolução, bem como o policiamento que não consegue ser eficaz nesse período.
É possível curtir o carnaval e voltar pra casa com segurança, mas é importante ter conhecimento de cenários em que podem ocorrer situações inseguras para evitar surpresas:
Acidentes que Poderiam Ser Prevenidos:
Acidentes sempre podem ser prevenidos sempre, porém quando estamos falando de aglomerados de pessoas com álcool tudo é possível acontecer sendo preciso evitar situações de Risco descritas a seguir:
Foto:Valera Notícias
1.O pisoteamento com certeza é um dos acidentes que podem ocorrer no meio de qualquer multidão e alguns especialistas afirmam que "para evitar um possível pisoteamento encoste em um muro ou parede e espere o “estouro de manada” passar. Não corra em hipótese alguma: se você correr o risco de tropeçar, cair e ser pisoteado pela multidão é grande".
Foto: Gazeta do Povo
2. Uso de espuma de carnaval é uma brincadeira que esconde perigos, pois se trata de um material inflamável e a sua combinação com cigarro pode incendiar uma pessoa. "O mecanismo de spray das latas pode desencadear um incêndio devido a gases derivados do petróleo, que são altamente inflamáveis." Quando a espuma entra em contato com um cigarro acesso pode gerar queimaduras de até 3º grau, dependendo do tempo de contato entre a pele e o fogo."
3. Acidentes com trio elétricos já ocorreram e já trouxeram inúmeras fatalidades como tombamento, eletrocussão por contato com rede elétrica e atropelamento de pessoas. Para evitar riscos de choque elétrico não se deve jogar serpentinas sobre a rede elétrica de cima do trio. Veja a explicação no vídeo abaixo:
Pra você que adorar os bloquinhos de carnaval é importante você evitar ficar na frente ou na traseira do carro do trio elétrico, pois em alguma falha do veículo você não estará na zona de perigo e poderá evitar um possível atropelamento.
É importante observar também o estado de conservação do trio e como as pessoas estão fazendo uso desse trio elétrico, pois já houve tombamentos desses veículos poe excesso de pessoas em cima. É mais seguro você ficar num raio de alguns metros de distância do veículo. Fique alerta.
4. Acidentes com Carros Alegóricos: Todos adoram os desfiles das escolas e samba e escola de samba que se prese deve ter carros alegóricos majestosos. Mas será mesmo que esses carros alegóricos possuem segurança?
Acidentes com carros alegóricos são mais comuns dos que gostaríamos. Em 2017 ocorreu o pior acidente com um carro alegórico que foi no desfile da Paraíso Tuiuti na Marquês de Sapucaí, no Rio, onde um dos carros da escola perdeu o controle e prensou pessoas na grade que separa a pista da arquibancada. Desde lá muito foi discutido sobre a melhoria da segurança desses carros alegóricos com o INMETRO, com o CREA e até um projeto de lei do Sr. Rômulo Gouveia foi proposta para alterar a Lei nº 13.425, de 2017, mas até agora não há nenhuma norma de segurança a respeito desses carros alegóricos.
Se houvesse trabalhadores realizando trabalho em altura em cima dos carros alegóricos com certeza eles deveriam atender aos quesitos de segurança em altura conforme prevê a NR-35 e no mínimo as pessoas deveriam ter em volta um guarda corpo com cinto para trabalho em altura conectadas por meio de um talabarte, mas como no carnaval os destaques não estão realizando um trabalho e estão sambando não há qualquer medida protetiva para resguardar suas vidas por se tratar de um evento recreativo.
Um acidente deste tipo aconteceu neste carnaval após uma frenagem brusca de um carro muitos destaques se desequilibraram e um integrante caiu, conforme mostra o vídeo abaixo:
Mesmo sem segurança nenhuma, com certeza é o sonho de muitas pessoas ser destaque de um carnaval, mas precisamos pensar se a insegurança desses equipamentos vale tanto a pena se arriscar.
O próprio deslocamento dos carros já por si próprio podem ocasionar acidentes e a própria logística para o sambódromo já é uma atividade de alto risco fazer manobras com carros extremamente pesados e de grandes dimensões.
Nesse ano, um carro alegóricos da escola Dragões da Real ficou enroscada na rede de energia. Poderia ter ocorrido um acidente maior, mas graças à equipe que atuou na desenergização da rede e no guindaste para a retirada do carro, foi possível retirar o carro sem ocasionar um incêndio ou uma eletrocussão:
Com certeza as escolas de samba são maravilhosas e os carros alegóricos são mesmo um espetáculo à parte, mas é urgente possuir uma normatização para sua construção, deslocamento e uso seguros. "Afinal carnaval é pra brincar e não para se machucar"
Cuidados com os Pertences
Os distraídos sempre serão vítimas de larápios e o carnaval é somente mais uma oportunidade para aplicar golpes ou realizar pequenos furtos. Além de redobrar a atenção nesses momentos, é indicado que o folião utilize bolsas na frente do corpos como doleiras e pochetes.
Proteja o código do seu cartão com fita adesiva para prevenir que vejam o código do seu cartão. Não deixe senhas expostas. Se necessário, use um celular para as transações de pagamento por aproximação ou relógios ou ainda pulseiras. Evite a distração, pois falsos vendedores podem trocar o cartão em momento de distração e capturar a sua senha quando você digitou na maquininha.
Foto: G1
Não fique expondo constantemente aquele seu Smartphone de última geração. Seja discreto. Cuidado com esbarrões e empurrões. Essa é uma das formas que os ladrões usam para agir. Evitar ao máximo ficar com o telefone na mão no meio de aglomerações ou em calçadas muito movimentadas.
Jamais deixe o celular no bolso de trás da calça. Use uma pochete ou doleira ou bolsos internos voltados para a frente. Evite andar sozinho no bloquinho ou ruas desertas, ônibus ou vagões de trem vazios.
Cuidado com sua Integridade Física
Com certeza aonde há aglomerados de pessoas pode haver confusão ainda mais se o evento envolver o consumo de bebidas como o carnaval. Embora é reforçado o policiamento nesses períodos é importante ficar longe de confusões, sendo sempre mais seguro ficar na borda dos bloquinhos, pois se algo acontecer você consegue escapar mais rapidamente.
Foto: Catraca Livre
As mulheres com certeza são as que mais tem que ter cuidados com a sua integridade física. Assediadores de mulheres estão em qualquer lugar e infelizmente muitos homens se sentem no direito de assediar. Recentemente na mídia apareceu o motorista de aplicativo que se sentiu no direito de assediar uma passageira porque na visão dele o short que a moça estava incitava o assédio. Se o Brasil não fosse o país recorde de feminicídio muitos homens como esse motorista não se sentiriam tão à vontade a assediar as mulheres e a botar a culpa nos seus trajes já que de certa forma a sociedade acaba por sempre condenar as vítimas:
"É aquele assédio que te paralisa. Que te desmoraliza. É aquele assédio que te acua, que te faz questionar se a culpa é sua, se você provocou, se você está vestida adequadamente." Fonte catraca livre
Esse assédio com certeza intimida mulheres e quem nunca em um bloquinho levou aquela passada de mão, foi beijada a força ou ainda passaram se esfregando em você? Esse é o pesadelo de muitas mulheres e tem muito fundamento, pois no período de carnaval aumenta a violência contra a mulher.
A impunidade dos assediadores está principalmente na dificuldade de identificar o assediador na multidão o que contribui para a subnotificação desses casos.
Com certeza é preciso parar com o discurso de que a vítima tem que passar mensagens claras de que não quer se assediada. Agora a importunação é crime desde 2018 que já é um grande avanço, mas ainda com certeza nós mulheres temos que tomar muitos cuidados e infelizmente ainda não vivemos numa sociedade em que a mulher possa ir sozinha no carnaval e não ser assediada, mas já é um grande passo.
Cuidados com o Amor
Situações indesejadas nem sempre temos como evitar, mas uma gravidez indesejada ou uma doença sexualmente transmissível tem como ser evitada com o uso do Equipamento do Amor conhecido como camisinha.
Infelizmente o descuido com sua segurança sexual pode aumentar em situações de embriaguez, mas também tem sido mais comuns relatos de doenças sexualmente transmissíveis em jovens pro não acreditar que terão uma doença. Recentemente os casos de Sífilis tem crescido entre jovens devido a esse comportamento de risco.
Mas afinal o que a Segurança e o Carnaval não tem em comum?
A alegria do carnaval e a segurança depende exclusivamente de nós. Se pararmos pra pensar somente na segurança quantas pessoas ficaram em suas casas nesse ano, e não colocariam o seu “bloco na rua” por causa da violência que acontece todos os dias tornando as pessoas reféns, mas com certeza dá para curtir a alegria do carnaval tomando mais cuidados, estando mais atentos e evitando situações de riscos de acidentes, riscos à nossa integridade física e evitando situações que coloque em risco nossos objetos pessoais. Vale a máxima que nossas mães nos dizem que cuidado nunca é demais e se beber não dirija.
Bom Carnaval à todos, com segurança e não se esqueçam de usar o Equipamento do Amor Sempre! Com toda a Alegria e Segurança. Um axé pra todos.