O que Cristiano Ronaldo pode nos ensinar?
Gosto muito de trazer o esporte para o mundo corporativo, pois acredito que exista muitas semelhanças entre os dois. No exemplo que trago falo de um grande esportista, Cristiano Ronaldo. Sua história começou na Ilha da Madeira, arquipélago português não muito conhecido no mundo do futebol. Neste ambiente sem expressão passou a desenvolver seu futebol e apesar da circunstância adversa obteve destaque relevante que o permitiu iniciar a carreira no Sporting (POR), time de ponta do campeonato português.
Cristiano também passou por outros grandes clubes europeus como Manchester United (ING) e Real Madrid (ESP), nesse período conquistou títulos de expressão, como Liga dos Campeões, Liga Espanhola e Eurocopa, restando apenas Copa do Mundo para completar a sala de troféus. As atuações nos dois clubes contribuíram de forma significativa para o atacante chegar ao topo do mundo, ganhando o "Ballon D`or" prêmio concedido pela FIFA para o melhor jogador do ano. A soberania foi tamanha que levou o troféu para casa cinco vezes, marco histórico no mundo do futebol.
A pessoa "marrenta" que todos dizem e que poderia de certa forma ser, contradiz com a simplicidade que teve ao ceder entrevista para Fred do canal Desimpedidos (vídeo na sequência). O português demonstrou reconhecimento dele ao entrevistado, valorização do trabalho, confiança e desenvoltura na comunicação. Sua palavras são simples e de fácil compreendimento deixando o entrevistado muito a vontade, contribuindo para o sucesso da entrevista. Em poucos minutos comprovou ao publico porque se manteve no auge por muito tempo.
O topo pode ser bom ou ruim, depende de como encaramos e lidamos com a situação. Na verdade para eles, os top performers, o topo não existe, pois acreditam que sempre há chance de melhoria e oportunidades para aperfeiçoamento. O que importa para essas pessoas são seus legados e o impacto positivo que possam causar na sociedade.
Para mim, a humildade de Cristiano foi decisiva para seu êxito. Seu comportamento lhe deu a chance de melhorar...
No mundo corporativo somos condicionados, diariamente, a provar que sabemos tudo e isso não auxilia para nos qualificar, melhorar, estudar e aprender. Justificar é importante mas assumir o erro é agir com sabedoria.
Ser humilde não é ser menos que alguém. É saber que não somos mais que ninguém.
Muito obrigado!
Marcelo Mugnela
Diretor comercial
6 aA simplicidade precisa vir da alma ! Essa é a diferença ......