O que de fato é Inteligência de Negócios ou Business Intelligence?
Tanto se fala em BI, Business Intelligence e Inteligência de Negócios e na maioria das vezes ninguem sabe explicar direito o que é e os seus beneficios.
Inteligência de Negócios ou Business intelligence (BI) refere-se à infraestrutura técnica e processual que coleta, armazena e analisa os dados produzidos pelas atividades de uma empresa possibilitando fornecer insights extremamente rápidos.
A utilização da Inteligência de Negócios facilita o entendimento de como a empresa está em relação aos seus objetivos, para que você possa entender e acompanhar a evolução dos indicadores e resultados nos diversos setores da empresa, sempre comparando o planejado com o realizado.
O BI oferece uma ampla variedade de ferramentas e técnicas para apoiar a tomada de decisões confiável e precisa, dando sentido a quantidades cada vez maiores de informações de maneira rápida e econômica tornando empresas mais relevantes e competitivas.
Minha opinião pessoal é que nos tempos atuais é impossível administrar uma empresa de forma eficiente e competitiva sem uma base de relatórios interativos e analíticos. O BI não é algo bom de se ter, é algo obrigatório.
Segue abaixo alguns exemplos de como as equipe e departamentos usam a Inteligência de Negócios.
Conhecimento detalhado de todas as receitas e despesas de um determinado período e a possibilidade de combinar dados financeiros com dados de operações, marketing e vendas, os usuários podem extrair insights de quais decisões podem ser tomadas e entender os fatores que afetam os lucros e prejuízos.
2. Marketing:
As ferramentas de inteligência de negócios ajudam os profissionais de marketing a rastrear as métricas das campanhas digitais ou não de forma centralizada. Esses dados dão às equipes de marketing mais visibilidade do desempenho geral aumentando a eficiência das próximas campanhas.
Recomendados pelo LinkedIn
3. Vendas:
As equipes de vendas costumam usar painéis de BI e indicadores-chave de desempenho (KPIs) para acesso rápido a informações complexas, como análise de descontos, monitoramento de pedidos e vendas, lucratividade e perfil dos clientes. Os gerentes de vendas monitoram as metas de receita, o desempenho dos representantes de vendas e o status dos leads de vendas usando painéis com relatórios e visualizações de dados.
4. Operações:
Para economizar tempo e recursos, os gerentes podem acessar e analisar dados como métricas da cadeia de suprimentos para encontrar maneiras de otimizar processos. A inteligência de negócios também pode ajudar a melhorar as rotas de distribuição e produtividade.
Em uma empresa orientada por dados, todos os departamentos e funcionários podem aproveitar os insights gerados pelo BI.
Utilize os dados a seu favor.
A Inteligência que faltava no seu Negócio.