O que a Empresa Faz para Manter ou Melhorar as Margens de Lucro?

O que a Empresa Faz para Manter ou Melhorar as Margens de Lucro?

Este é uma pergunta que complementa a anterior, porém, ao contrário de avaliar se organização sob análise possui uma considerável margem de lucro, o que entra em debate é o que a empresa faz para manter ou melhorar as margens de lucro. Afinal, em um mundo dinâmico no qual todos nós já aprendemos que está em constante mudança, não basta ter boas margens de lucro, mas também defender e expandir essas margens das constantes mudanças no contexto onde a empresa se insere.

Existem empresas que quando estão passando por um aumento de custos, conseguem repassar os preços para os clientes sem a diminuição das vendas, o que pode ocorrer devido ao fato de a empresa em questão estar aumentando seus preços a um ritmo menor do que seus concorrentes. Ou por causa da organização atuar em um setor com demanda inelástica, o que de certa forma a ajuda a repassar o aumento dos custos.

Outra abordagem que as organizações utilizam para manter os custos baixos é aumentar os investimentos em engenharia, visando desenvolver técnicas e equipamentos que possibilitem a diminuição ou pelo menos contenção dos custos, aumentando sua eficiência perante os concorrentes. Atualmente, a logística também passou a ser alvo das empresas no quesito de aumento da eficiência, buscando diminuir os custos nesta área com investimentos em depósitos, mudança no modal de transporte, aumento da eficiência energética e terceirização das atividades não inerentes.

Uma frase de Philip Fisher sobre o aumento da margem é bastante interessante, na qual ele diz: “Quando as margens de lucro de uma empresa sobem em decorrência de aumentos de preços repetitivos, a indicação não é boa para um investidor de longo prazo”.

Importante frisar que ele disse isso porque identificou que se uma empresa aumenta constantemente seus preços em um período inflacionário, por exemplo, ela terá dificuldades em subir os preços em períodos mais amenos quando se fala do aumento dos preços. Logo, para Fisher, o mais importante é conter os custos, aumentar a eficiência e melhorar a qualidade da logística, visando não ter de recorrer ao aumento dos preços para o consumidor.

 

Conclusão


Diante do exposto acima, fica a pergunta, quais empresas possuem uma maior capacidade de defender suas margens de lucro e até mesmo aumentá-las? As organizações que fabricam produtos com demanda inelástica são um bom exemplo, empresas do setor de energia, alimentos e produtos de higiene e limpeza demonstraram um bom histórico diante de cenários inflacionários, tendo a capacidade de aumentar o preço dos seus produtos sem enfrentar uma queda acentuada nas vendas.

Ao lado dessas organizações, empresas com significativos investimentos em P&D conseguem desenvolver novos produtos ou melhorar suas capacidades produtivas de forma a aumentar e proteger suas margens. Esse é o tipo de empresa na qual Fisher se interessaria em momentos de aumento dos custos, visto sua familiaridade com empresas de tecnologia e que investem em P&D.

Por isso é importante analisar as capacidades das organizações na qual se pretende investir, para identificar as qualidades necessárias para empresa passar por períodos difíceis sem perder sua capacidade de melhorar as margens. Uma tarefa complexa na qual muitas empresas não conseguem se destacar, o que de certa forma torna mais interessante a tarefa de selecionar ações.

 

Até o próximo artigo!!!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos