O que esperar de 2022?

O que esperar de 2022?

Início de um novo ano, aumento dos casos de Covid-19, H3N2 bombando e o medo do inesperado também aumenta. Muitos têm se perguntado: e, aí? O que podemos esperar de 2022? Vamos passar por tudo de novo? Vamos repetir 2020 e 2021?

Certamente não será um ano fácil. Além da crise global de saúde, outros fatores como as eleições, junto às incertezas e às discussões políticas (“lado A/ lado B", terceira via?), e diversos outros assuntos em pauta têm gerado muitas dúvidas.

Apesar disso, tem muita coisa acontecendo no mundo. Empreendedores e empresas não pararam de desenvolver novas ideias e produzir novos produtos e serviços. As Big Techs junto às Agrotechs, Fintechs, Construtechs e todas as “techs” estão aí para provar que não dá pra ficar parado e que apesar de tudo é possível.  Tem muita coisa rolando: NFT, Metaverso…O mundo não parou. E por que você vai ficar parado?

Estamos mais “calejados” com a Covid. Apesar de ela se manter presente, com diversas mutações, nós também nos transformamos ao longo desse tempo. Aprendemos a lidar com a  pandemia, a saber nos recolher, a trabalhar em home office, híbrido, horários flexíveis, fazer reuniões virtuais e usar álcool em gel no dia a dia (pelo menos a maioria). O que era um desafio em 2020 já se tornou rotina.

Li recentemente, por acaso no LinkedIn, uma frase da Taise Miranda, que leu o livro Organizações Infinitas do Junior Borneli (Startse), Piero Franceschini (Startse) e Cristiano Kruel, e me identifiquei muito. Acho importante compartilhar: "Inovação é simplicidade, é estar aberto ao erro e aprender com ele! Permita-se, só assim você alcançará o progresso por meio da diversidade! "É preciso divergir para convergir" e muita coragem para enfrentar os anticorpos do conforto da segurança da certeza e não da dúvida". 

Portanto, vamos enfrentar os anticorpos do conforto da segurança e fazer diferente. Não fique na inércia ou esperando o que vai acontecer. Vamos agir em meio a esse mundo Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo.

Lá na Prisma Inteligência de Marketing estamos com esse dever de casa. Não queremos repetir os anos anteriores. Queremos fazer ainda melhor. Eu também não quero repetir o que fui nos anos anteriores, quero ser melhor. 

Vamos discutir mais sobre isso esse ano? Convido a você a estar comigo!

#2022 #inovação #inteligênciademarketing #negóciosem2022

Legal Raquel, devemos agir. 2022 tem seus desafios e nos cabe agir de forma diferente e melhor. Vamos em frente.

Victor Mazzei

Redator publicitário. Professor Universitário. Mestre em História (UFES). Doutor em Ed. Física (UFES)

3 a

muito bom! Parabéns!

ALMIR CIA

Gerente geral na matsui imoveis ltda

3 a

Bela Matéria, Boa Tarde a Todos!!! Se fizermos uma breve reflexão e retroceder desde quando surgimos no ventre de nossas mães, já iniciou-se ai o risco e a competição da luta pela sobrevivência, muitas vezes temos o inimigo oculto, aquele que brincamos de trocar presente em alguns eventos até, este temos que desvendar mistérios para descobri-los, verdade que dá um pouco de trabalho, mas não desistimos e chegamos lá, e temos o inimigo declarado , este já conhecemos de onde vem, como vem e como ele age, bem mais fácil, óbvio, o que não é fácil e buscarmos todo o preparo necessário pára nossa defesa imediatamente ou num tempo justo, mas se pensarmos um pouco mais aprofundado tudo isso já estava mais que previsível, existe um ditado meio que regional talvez, mas de grande sabedoria: "Deus perdoa Sempre, o Homem às vezes, mas a natureza NUNCA" O que precisamos neste momento é entendermos melhor que tudo o que esta acontecendo agora não deixa de ser erros econômicos, erros das centralizações de negócios, porque não dizer também o próprio egoismo cego e capitalista, e não me refiro somente a empresas não , talvez nós que estamos na idade produtiva que temos uma historia de aprendizado e temos a responsabilidade da inversão deste triste resultado que estamos, fosse o momento de reprogramarmos, descentralizarmos, nos afastarmos destes "centros de negócios" destruídos pelos desastres ambientais que vivemos, dar o espaço necessário para podermos respirar melhor, sem as diferenças sociais que deparamos a abrir a porta de nossas casas ou ao pararmos no primeiro semáforo na esquina de nossas casas, e não nos importamos com nada disso, pois ainda não nos diz respeito, mas são agentes que nos direcionam a diversas situações desagradáveis. Somos movidos a desafios, quando tudo caminha na mais perfeita ordem na maioria das vezes buscamos situações de aventuras, riscos, confrontos, ou seja, tudo para nos deslocar da "Zona de Conforto" pois é, não precisamos desta vez buscar, trouxeram pra nós, então se a sociedade tomar consciência com responsabilidade e de forma rápida, junto com poderes públicos com responsabilidade e boa vontade, para isso devemos estar presente interinamente nos dirigentes, cobrar com sensatez as obrigações, acredito eu que estariamos muito em breve com excelentes resultados, o que não podemos e deixar o barco correr a deriva, acreditar que todos os problemas estão na iniciativa privada e nos outros. Desculpa é somente a titulo de colaboração. Obrigado.

Danyella Perissotto

Pulp Specialist Scientist @ Solenis | Manufacturing Process Improvement

3 a

Independente da situação, devemos sempre agir e ser protagonistas da nossa história. Falando assim parece ser apenas uma frase bonita; mas não conseguimos nos sentir capazes e eficazes quando estamos em estase. Acho que cabe a cada um definir o que é importante e o que vale a pena e, com isso em mente, se movimentar e fazer acontecer para que ao final de 2022 não se tenha a sensação de ter apenas passado pelos dias.

Ari da Silva Medeiros

Diretor Industrial na Veracel Celulose S/A / Vice-Presidente do Comex_FIEB / Conselheiro Diretor da ABTCP / Conselheiro credenciado pelo IBGC e Open Mind Academy / Diretor do Sindpacel_BA / Mentor

3 a

Perfeito, filha, teu texto e provocações sobre sairmos da inércia e letargia naturais de início de ano e não nos acomodarmos com a mesmice de que já é normal… Normal nos tempos atuais é ser volátil, instável, complexo e ambíguo todos os dias e saber lidar com todas estas incertezas… Muito boa tua mensagem e convite e faremos, juntos, de 2022 o melhor ano de nossas vidas . Te amo e conte sempre comigo !🙌🙏👏👏🤛

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Raquel Rampon Medeiros

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos