O que esperar do comércio em 2022?
Olá, filhos! Como estão?
O ano de 2021 foi, e ainda está sendo um ano bastante controverso para todos nós. Independente de você ser comerciante ou não, todos fomos afetados de alguma maneira por conta da crise econômica mundial imposta pela pandemia da Covid-19.
Ainda estamos vivendo uma lenta retomada das atividades econômicas com inflação chegando na casa dos dois dígitos, encarecimento do crédito e aumento substancial da energia e do combustível.
Nosso cenário ainda é muito incerto para podermos determinar alguma coisa, filhos. Entraremos em 2022 com os mesmos desafios herdados em 2021, e ainda com um aumento das incertezas em razão das eleições.
Mas mesmo com todo esse cenário de dúvidas, nós comerciantes, somos forçados a nos adaptarmos, reinventarmos e encontrarmos as melhores soluções para prosseguirmos com o nosso negócio, concordam?
Eu tenho visto que os varejistas estão alongando os prazos de pagamento, o que não era comum se formos comparar há alguns anos atrás, além do aumento das vendas online.
Já os setores de turismo e eventos foram os mais afetados em 2020 e 2021, e segundo especialistas, as expectativas estão altas para eles em 2022 por conta dessa maior flexibilização das restrições que estamos vendo por aí.
Como eu disse anteriormente, nosso cenário ainda é muito incerto para definirmos expectativas para o próximo ano, mas com toda certeza, eu posso dizer que há lugar para todo mundo no comércio, mas desde que você se adapte e se reinvente. Concordam, filhos?
É isso, filhos. Obrigado por chegar até aqui e até a próxima semana! 😀