O que esperar quando você está esperando?
Outro dia assisti a um filme muito interessante cujo título era: O que esperar quando você está esperando. O filme narra à história de alguns casais, dentre eles, a de Holly (Jennifer Lopez) que é uma fotógrafa casada com Alex (Rodrigo Santoro) que quer muito adotar uma criança. Ele concorda com a ideia, mas a proximidade de receber o bebê faz com que tenha dúvidas se está preparado para a tarefa de ser pai. O filme nos faz refletir acerca do processo de espera, e principalmente sobre os sentimentos que nos afligem durante esse processo.
Se perguntarmos para uma grávida: o que você espera, enquanto está esperando? Possivelmente ela daria a resposta mais lógica possível, um bebê. No entanto, quem já esteve em tal situação, sabe que, a espera do bebê vem acompanhada de muitas dúvidas, medo, ansiedade e insegurança. Desta forma, acreditamos que o processo de espera de qualquer ser humano, seja na vida pessoal ou profissional, vem sempre acompanhado de algo além do esperado.
Esperar é o maior termômetro de paciência do ser humano. Desde cedo, de maneira imperceptível, aprendemos a esperar. Esperamos pelo momento do nascimento, da amamentação, esperamos pelo momento de falar, andar, de correr... Então, todo o tempo, estamos à espera de alguma coisa. Infelizmente, com o passar do tempo, o resultado da nossa espera, deixa de ser previsível. É por esse e outros motivos, que devemos saber esperar, de outra forma, com o final da espera, pode vir também à frustração.
Algumas competências essenciais no processo de espera:
• Maturidade: A maturidade é algo essencial no processo de espera. Pessoas maduras são mais habilidosas para lidar com as adversidades da vida. São mais tolerantes às frustrações e contrariedades que muitas vezes nos surpreendem no momento em que acaba à nossa espera. Até porque, nem sempre as coisas saem como planejado, imprevistos acontecem e precisamos estar preparados caso venham a acontecer.
• Resiliência: Uma pessoa resiliente é aquela que possui habilidades para lidar com os problemas diários, resistindo a grandes pressões, sem entrar em surto psicológico, transformando todas as experiências negativas em aprendizado e oportunidades.
• Paciência: Tem um adágio popular que diz que a pressa é inimiga da perfeição. Sendo assim, percebemos ainda mais a importância de desenvolver a paciência. Ter paciência significa esperar e suportar incômodos sem alterar o próprio humor. Significa ter autodomínio quando não se pode controlar a maneira de agir das pessoas ou quando as coisas não saem como esperado.
•Flexibilidade: A flexibilidade é uma característica importante no processo de espera. Pessoas flexíveis tendem a enfrentar situações complexas e delicadas com maior facilidade.
•Autocontrole:Autocontrole é a capacidade de controlar as emoções e os impulsos. Algumas vezes, manter a calma em momentos estressantes parece impossível. No entanto, estudiosos garantem que essa é a melhor maneira de evitar problemas mais sérios. Quase sempre precisamos refrear nossos impulsos para que, um pequeno desentendimento não se torne algo grande, que cause ruptura permanente.
Sabemos que o processo de espera pode ser doloroso, no entanto, não podemos deixar de apreciá-lo, até porque, ele sempre vem acompanhado de algo grandioso, aprendizado. Até porque, como já dizia Confúcio: “Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo”.
Mônica Bastos