O que eu aprendi sobre felicidade  parte II

O que eu aprendi sobre felicidade parte II

No artigo anterior eu contextualizei como a felicidade é medida (nível de satisfação com a vida), as diferentes áreas das nossas vidas que influenciam esse nível, como estão relacionadas e falei também sobre a fórmula da felicidade: 50% fatores genéticos e familiares, 10% circunstâncias e 40% escolhas.

Hoje vou falar mais sobre essas escolhas, pois é exatamente nelas que entra a Psicologia Positiva. Muita gente pensa que a Psicologia Positiva é pensar positivo, e não é: é muito mais amplo do que isso. Costumo dizer que é mais ou menos como a Medicina Preventiva: foca nas pessoas que estão saudáveis para que não venham a desenvolver doenças, transtornos, distúrbios. Como fazer isso? Através de ferramentas (muitas delas utilizadas no coaching) que consigam elevar a satisfação com a vida nas mais diversas áreas.

E essas ferramentas são estruturadas com base em 6 pilares que a Psicologia Positiva julga fundamentais para o florescimento do ser humano. Sim, porque não basta apenas que a pessoa não esteja apresentando nenhum "mal" psicológico, é desejado que ela se sinta realmente florescer! Em inglês é usado o acrônimo PERMA + V (o V foi acrescentado mais tarde), vamos a eles (traduzidos livremente):

1) P - positive emotions - Emoções Positivas

2) E - engagement - Engajamento/ flow

3) R - relationships - Relacionamentos

4) M - meaning - Significado

5) A - achievements - Realizações

6) V - vitality - Vitalidade e energia

Hum, legal. Mas e aí? O que fazer com tudo isso? Cada um desses pilares possui ferramentas específicas para promover mudanças na maneira de pensar das pessoas e mudanças de comportamento, de forma que com cada um deles estando em melhor estado, eleve o todo. Querem exemplos?

Emoções positivas: o que você faz que te gera emoções positivas? Faça mais. O que você faz que te gera emoções negativas? Faça menos. Investigações aprofundadas podem levar a pessoa a compreender melhor os motivadores, além de mostrar novas maneiras de ser. Administrar melhor o tempo, ter mais clareza dos objetivos, saber negociar melhor... tudo isso também pode ajudar a trazer mais emoções positivas para as pessoas, e para cada um existem ferramentas que podem ser trabalhadas.

Engajamento ou flow: sabe quando você está tão absorto em uma tarefa que nem vê o tempo passar? Que tarefas são essas? O que está envolvido para que você se sinta assim? Vamos descobrir! Pontos fortes, valores, gostos... Fugas não valem! A gente encontra aqui coisas que realmente nos fazem entrar em flow, que nos ajudam a florescer. Tendo consciência do que são, podemos também fazer melhores escolhas e fazer mais!

Relacionamentos: um tópico tão gigante que vale muitos posts. A Psicologia Positiva possui inúmeras ferramentas para melhorar nossos relacionamentos, sejam eles pessoais ou profissionais. E os relacionamentos impactam várias áreas da nossa vida e são extremamente importantes para a nossa felicidade. Técnicas de negociação, de feedbacks, de comunicação, de estabelecimento de expectativas claras... tudo isso pode ser contemplado.

Significado: propósito. Muito mais amplo do que fazer algo que impacte positivamente o mundo, o significado pode vir de família, de espiritualidade, de usar seus pontos fortes e sentir que através deles consegue ter impactos positivos nas coisas e pessoas ao seu redor...

Realizações: o ser humano precisa ver os resultados dos seus projetos, sejam eles quais forem. Entender seus objetivos, prioridades, valores, alinhar tudo isso, administrar melhor o tempo, conseguir montar planos mais eficazes e manter a motivação e a persistência... sim, ferramentas.

Em geral, são pequenos ajustes. Sem um excesso de cobranças, mas com uma maior clareza do que a gente quer, do que a gente valoriza, do que a gente precisa... esses pequenos ajustes vão trazendo grandes transformações que são capazes de aumentar o seu nível de satisfação com a vida = sua felicidade!

Usem essas reflexões para colocar em prática algumas pequenas mudanças no seu dia a dia e veja você mesmo as consequências...

Me conta, alguma dessas coisas te chamou a atenção?

#felicidade #psicologiapositiva #florescer #rh #coaching #mentoria #mastercoach #diainternacionaldafelicidade #saúdemental #hoalbertotti

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos