O que faria você atravessar um deserto e a importância de um propósito.

O que faria você atravessar um deserto e a importância de um propósito.

Muito se fala em propósito nos dias de hoje. Uma palavra que junto com  empoderamento, serve para inspirar os hinos e as bandeiras desta geração que está causando mudanças tão profundas na forma de pensar e agir, os tais do "millennials", um dos principais focos do mercado publicitário mundial.

Todos querem saber o que os millennials pensam, como agem o que fazem...

Mas o que seria este tal propósito?

Nos dicionários encontramos algo como: Aquilo que se quer alcançar, aquilo que se busca atingir, grande vontade de realizar, enfim, temos algumas definições que nos leva a entender que estamos falando do velho e bom objetivo, correto?

Antes, tínhamos um objetivo de vida, um objetivo profissional, um objetivo pessoal e até um objetivo amoroso, porquê não?

Hoje o que temos é o tal do propósito, e diferente do objetivo, não estamos falando de um proposito profissional, um proposito pessoal ou um propósito amoroso.

Propósito é propósito e ponto.

Propósito é grandioso, propósito é único. 

O propósito, pra ser grandioso e único, precisa abranger todas as áreas de nossas vidas, até porque, se prestarmos atenção, vida, quando relacionada ao eu, é utilizada no singular e não no plural, ou seja, até onde temos conhecimento, vida é uma só. (Não vamos abrir aqui um outro link para discussões religiosas.)

Dificilmente alguém vai perguntar à você quais são seus propósitos. Vai perguntar qual é o seu propósito.

Isto é o que diferencia o propósito dos objetivos, sim estou usando o propósito no singular propositalmente, exatamente para que possamos parar para pensar na importância e na grandeza de se ter um propósito.

Os evangélicos costumam muito utilizar a palavra propósito, inserida num contexto que é bastante familiar a todos,  que é:

Deus tem um propósito em sua vida!

Olha o propósito aí de novo! Colocado de forma ampla e grandiosa.

Voltando aos millennials, várias pesquisas indicam que eles não fazem nada sem um propósito bem definido, sem que se tenha um proposito por trás. Sabem o porquê? Simplesmente porque eles querem saber o que é que tem por trás daquilo, e o "daquilo", pode ser lido como um produto, um serviço, uma baladinha de final de semana ou mesmo uma reunião de família.

Estão errados eles em querer saber o que é que tem de grandioso por trás "daquilo"? Estamos certos nós, geração X, em simplesmente tentar entender o objetivo e seguir?

Atravessar um deserto é um objetivo ou um propósito pra você?

Qual é o seu propósito?

Ronaldo Rissetto

Founder MADD Brasil - Ações de Impacto Social

6 a

Um tema muito interessante que pratico a muito tempo, mas que erradamente trato como objetivo. Realmente propósito é algo mais abrangente e ao mesmo tempo com significado único. Quero crer que esse significado deveria ser mais difundido e como certeza daria mais assertividade e foco no que realmente é o seu propósito de vida.

Pedro Cezar

Recursos Humanos | Diversidade e Inclusão | Sustentabilidade | Desenvolvimento Organizacional | Performance | Mudança Organizacional | Inovação

7 a

Fazendo uma analogia ao mundo corporativo, o propósito é a visão... e tudo demais que vêm atrás é guiado por essa visão, os valores, o comportamento, as competências necessárias...

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos