O que faz as pessoas acreditarem que estão fazendo o certo?

O que faz as pessoas acreditarem que estão fazendo o certo?

Recentemente tenho avistado a grande maioria de pessoas que se desempregam pedindo conexões a profissionais que se quer conhecem. Muitos deles acreditam que com esse comportamento é um dos meios de fazer networking.

Porém deve se tomar o cuidado com as suas conexões e se manter ativo, e ao perguntar a alguns profissionais, o que eles buscam com isso. A grande maioria acreditam que bastam adicionar alguém novo em suas conexões e as oportunidades de trabalho poderá aparecer.

Gostaria de explicar o seguinte: Não será pendurando em posts ou forum publicados que você dará notariedade ao seu perfil, essa ação não lhe ajuda, essa que é a verdade.

Boas ações como interagir com as suas conexões poderão te levar a vários lugares, por exemplo: dicas, oportunidade de se perguntar como enxergam o seu perfil nas redes sociais, o que de fato seria importante modificar ou alterar, mais sair colando informações, ou pedindo conexões a estranhos, não será uma forma profissional e sim amadora esta que é a verdade.

Lembrando que se você não mantêm vinculos com as conexões que possui, o que dirá estranhos que não lhe conhecem, o que poderão fazer por você?

Recentemente tive uma experiência com um profissional titulado a diretor, e apresentei a ele o meu trabalho, ele simplesmente saiu pedindo conexão aos profissionais que eu já recoloquei no mercado de trabalho, diga-se de passagem uma atitude sem muito profissionalismo ao meu entender.

Falamos muito de comportamentos de gerações, e posso afirmar que isso tem mais a ver com a maturidade da pessoa do que propriamente a idade delas. O pior que tentam se fazer de coitadinhos do tipo, a estou sem dinheiro, sou o único provedor da minha familia, mas se quer acredita em um trabalho de recolocação. Uma hora é o dinheiro, outra hora, há nesse momento já estão aparecendo algumas coisas, enfim.. (ambiguidade) presente, porém o autor não reconhece.

É preciso primeiro entender, porque será que não estou sendo visto, e não será se apoiando nas pessoas que a forma que você se apresenta irá mudar. Pelo contrário ao conversar, observar os seus atos, alguém poderá lhe dizer o quanto você pode estar errando, mas você não se observa por estar sempre no momento emergente.

Não é o trabalho que muitos profissionais buscam, muitos buscam o dinheiro para o sustento de si e de sua família, ligado a lazer, férias, etc. Se é somente isso, qualquer coisa que você faça de forma honesta, poderá lhe trazer um ganho financeiro. Mas se você quer ter de fato uma carreira, construa pontes, construa a comunicação com as suas conexões, não será adicionando novas conexões e ampliando sua rede, que alguém poderá prestigiar você.

Seja responsável não se fragele só pela falta da grana ou porque você quis ser o provedor do seu lar e foi incapaz de motivar a sua esposa a trabalhar fora de casa e ter uma profissão, e casamento não é só para ter filhos, é preciso também ter responsabilidades em orienta-los para que tenham uma profissão. Lembre-se ninguém é eterno na vida, e na sua falta como estas pessoas poderão ficar sem você? Uma coisa é certa, com muito sofrimento eles vão ter que aprender a se virarem, então para evitar isso, ensine-os a pescar o peixe, e não dar o peixe, porque uma hora este rio poderá secar.

Dizer o dinheiro que eu possuo é para comer e pagar contas, por certo você se esqueceu do que é planejar, organizar, dirigir e controlar suas obrigações.

Até a próxima pessoal.

Ailton Moraes, escrevendo para seus leitores.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos