O que faz seu coração cantar?

Pode ser um dia de sol livre, um sorvete de casquinha, planejar a viagem dos sonhos, um beijo de quem se ama sem esperar. Pode ser a vibração do celular anunciando uma mensagem inesperada, a carne de panela que só mamãe sabe fazer, o cheiro de um livro novo nos levando pra uma outra dimensão. Também pode ser escrever o dia inteiro, experimentar novos sabores, planejar coisas pra si e pros outros, bater papo e dar conselhos de graça pra quem passar diante de nós. Tanta coisa tem o poder de mudar nosso humor e nos trazer aquele fôlego novo pra continuar o dia, a semana, o relacionamento, aquele período difícil do trabalho, uma amizade, mais uns anos da vida.

Hoje todo mundo sonha em trabalhar com aquilo que ama. Comprar uma casa de frente pro mar, abrir o computador e trabalhar algumas horas se deliciando com alguma bebida gelada, depois fechar tudo certa hora e sair pra fazer uma caminhada na areia quentinha próxima ao mar. Não é difícil encontrar pessoas largando empregos dos sonhos em busca de qualidade de vida, ainda que isso custe viver com menos e abandonar um punhado de outras necessidades que foram sendo criadas ao longo do caminho. Profissionais de altos cargos se planejando pra viver períodos sabáticos e se reencontrar dentro de si mesmo, fora do caos que a rotina de trabalho plantou em suas vidas. Mulheres corajosas deixando tudo de lado pra viver a maternidade, pra sentir integralmente a emoção dos primeiros meses de vida do filho que nunca serão como os próximos que virão.

Dia desses assisti uma palestra motivacional, dessas que estão na modinha, onde o cara contava sua trajetória, tudo que havia deixado de lado pra chegar onde chegou e como o chamaram de louco quando ele largou o tal emprego dos sonhos de qualquer pessoa para correr atrás do seu próprio sonho. E ele fez uma provocação que tem se repetido na minha mente desde aquele dia: ‘o que faz seu coração cantar? Descubra o que te brilha os olhos, o que mais você gosta de fazer, aquilo que você mais repete pros seus amigos e família, o que te traz de volta aquele fôlego pra viver a vida que existe agora e faça disso a sua nova vida. E tudo bem deixar algumas coisas pra trás pra viver isso, elas não fazem parte de quem você quer ser.’

É bonito de ler, instiga o coração, mas são poucos os que assumem o risco de ser quem se quer ser, de dar a cara à tapa e se expor em nome de um sonho. Sei lá, eu vim de uma família simples onde precisei encontrar cedo uma profissão que me abrisse as portas do mercado de trabalho e pudesse pagar as minhas contas. Escolhi o curso da Universidade pública que fosse menos concorrido, porque eu não podia pagar cursinho e não tinha tempo a perder sem qualificação se eu quisesse ganhar mais. Fiz um monte de escolhas práticas que me trouxeram oportunidades fantásticas e me transformaram em quem eu sou hoje. E como sou grata a isso, como sou orgulhosa de ter feito essas escolhas, de ter sido racional, de ter feito o que era preciso pra seguir em frente.

Mas, e o tal do sonho que eu tinha aos 15 anos de idade e que enterrei em nome de toda essa chuva de realidade? Será que ele ainda me representa? Ou será que toda essa trajetória me transformou em alguém novo, com novos sonhos, e nada do que ficou pra trás faz mais sentido?

Eu acredito que ninguém nunca deixa de ser quem é. Muitas coisas te modificam pelo caminho, mas ‘aquilo que faz o seu coração cantar’ sempre vai te trazer de volta à sua essência e te dar força pra buscar os seus sonhos, sejam eles novos ou antigos. E tudo bem ser livre pra escolher se você vai largar tudo e correr atrás do tal sonho ou se você vai viver esse sonho em pequenas doses, através de um hobby ou de um projeto paralelo qualquer que se encaixe na vida que você construiu até aqui. O mais importante disso tudo é fazer suas escolhas com equilíbrio e não se deixar pressionar por qualquer guru da internet que tente nos vender a sua vida perfeita. Ser quem se é ainda é a melhor escolha dentre todas as outras possibilidades.

Vanessa Carderari

Services and Solutions Director

5 a

Inspirador!

Thiago Faustinoni S. Carvalho

Services & Solutions Commercial Leader at Philips

5 a

Como sempre, precisa. Excelente texto! 😊

Luciana Tavares cx

Executiva Sênior de Vendas / Gerente de Vendas / Gerente de Contas / Gerente Novos Negócios

5 a

Parabéns Vanessa pelas reflexões e texto bem escrito 😉

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos