O que faz um time ter alta performance?

O que faz um time ter alta performance?

Olá pessoal! O que, para vocês, faz um time ter alta performance? Hoje vou compartilhar um insight que tive após ler dois livros interessantes.

Em Scrum - A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo de Jeff Sutherland, olhando pela ótica dos times já formados, identifiquei dois elementos que acredito serem determinantes na performance e entrega dos times. Estes fatores são o Sprint e a Daily (reunião diária). Já ouvi muitas pessoas dizerem: "Prefiro trabalhar com pessoas que eu tenho que frear ao invés de pessoas que preciso puxar". Ok, até faz sentido, mas se você está precisando frear seu time, talvez, ele não esteja alinhado e focado no objetivo que precisa ser alcançado.

Jeff Sutherland defende que, após o alinhamento de metas e o início das atividades, é fundamental que sejam definidos sprints, ou seja, focar em determinadas atividades em determinados períodos de tempo (preferencialmente não muito longos) em benefício do projeto como um todo. Por exemplo: se seus sprints tiverem a duração de uma semana, durante aquela semana o time terá foco total em uma atividade, uma "meta" menor, mas que de acordo com a definição das prioridades deve ser executada naquele período. E é aí que entra a daily, pois, durante os sprints, existe uma pessoa responsável por checar o ritmo da evolução para a finalização das tarefas deste sprint e ela fará isso fazendo as seguintes perguntas a cada um do time:

  • O que você fez ontem para ajudar a equipe a concluir o sprint?
  • O que você fará hoje para ajudar a equipe a concluir o sprint?
  • Quais obstáculos estão atrapalhando a equipe?

Assim, você mantém o time focado e consegue identificar quaisquer problemas que estejam atrapalhando sua equipe alcançar o objetivo do sprint. Tenho fé que essa metodologia dá certo.

Numa linha de pensamento bem parecida, Gino Wickman, autor de Traction - Get a Grip on Your Business, diz que em qualquer organização todos devem ter um número, ou seja, todos devem ter uma meta a cumprir. Este número tem como base a visão da empresa e suas metas a serem realizadas nos próximos dez anos, assim como seu planejamento para os próximos três anos.

Outro aspecto defendido por Wickman é o meeting pulse, que sugere que a evolução da organização para o alcance das metas deve ser acompanhada semanalmente, a cada três meses e anualmente, e, se necessário, revisada. Diz também que, nessas reuniões, após a avaliação do alcance dos "números" da empresa, as pessoas devem tratar de resolver os problemas que estão atrapalhando o caminhar do negócio.

Dava para ser mais parecido? Acho que não né. Tenho essa idéia de que grandes autores e pessoas de sucesso pensam de uma maneira muito parecida.

Bom, o que eu tirei destes conceitos é o seguinte: o time que define objetivos, alinha expectativas, analisa e aprimora o desenvolvimento de suas atividades consegue jogar junto, ter alta performance e ganhar o campeonato. É claro que existem outros fatores que vão influenciar a performance de um time, porém, fazer um acompanhamento de perto para não perder o foco já ajuda bastante. Já aconteceu com você de trabalhar forte em um projeto que, no fim, não foi tão valorizado pela empresa? O projeto podia ser bom mas, talvez, não fosse o foco da empresa naquele momento.

Jeff Sutherland ainda fala que é fundamental termos maturidade para executar as reuniões diárias e entender que temos que perguntar e responder durante as dailys não para apontar culpados ou denegrir os integrantes do time. A comunicação precisa ser clara e objetiva para que os obstáculos sejam removidos e as metas alcançadas.

Bom início de semana!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos