O que fazer enquanto você está empregado
Vejo muitos artigos aqui no Linkedin sobre o que fazer quando você está desempregado, com muitas dicas valiosas de como otimizar seu tempo no esforço de encontrar uma nova ocupação. Porém estes artigos são o remédio pra se tomar quando estamos doentes, pouco se fala sobre a prevenção.
Esta falsa sensação de conforto que estar empregado traz, faz com que a retomada da carreira seja mais demorada e dolorosa do que deveria. A esta altura, muitas pessoas vão me dizer: "eu sei que meu emprego pode ser descartado a qualquer momento, eu sei que sou apenas um número em uma planilha, e blá-blá-blá...". O problema é que ninguém atualiza o seu currículo assim que entra em uma empresa nova. As pessoas mudam de emprego e só se lembram de alterar no Linkedin depois de meses ou anos, quando forem demitidas.
A realidade das empresas brasileiras é bem difícil e dinâmica, tornando qualquer análise de cenário futuro complexa. Cada um de nós é responsável pela nossa carreira. Está empregado há bastante tempo e acha que nunca será demitido? Acabou de entrar em uma nova companhia? Acha que o seu perfil é único no mercado e é insubstituível?
A melhor forma de garantir uma recolocação rápida, é não sumir do Linkedin. Não negar ouvir uma nova proposta só porque acabou de entrar em uma nova empresa. Em resumo: não se fechar para o mercado só porque você está empregado. Estar empregado é um estado passageiro, e devemos sempre estar atentos ao mercado.
Tudo isso, sem deixar de focar na sua atividade atual, sem deixar seus clientes e líderes na mão e sem reclamar. Pode até ser que alguns achem isso difícil. Mas eu diria que isso é imprescindível nos dias atuais.