O que fazer para ter uma negociação efetiva?
Negociar envolve planejamento, para isso é preciso entender o contexto que a negociação está inserida, pois essa compreensão juntamente com as informações obtidas lhe dará base para realizar os outros processos de elaboração da negociação.
Outra vantagem ao planejar é a de conseguir se antecipar para fatos que podem acontecer, assim é possível criar opções de ações. Ser surpreendido em uma negociação é ruim porque pode contribuir para a tomada de decisões ruins para o negócio, isso pode interromper a negociação ou mesmo levá-la ao fracasso.
Procure enviar documentos a serem analisados com antecedência para assim trabalhar no encontro as dúvidas e apontamentos.
Essa análise do contexto deve também considerar o espaço físico (local) e tecnológico, pois hoje pode-se negociar presencialmente ou virtualmente, neste último tem que se considerar a segurança tecnológica e a disponibilidade da tecnologia para os envolvidos. Cuidado também com a escolha do ambiente evitando vazamento.
Relacionamento interpessoal, a relação entre pessoas envolve expectativas, medos, cultura e outros, tudo isso influencia o relacionamento, logo a negociação também. A negociação não é só raciocínio, mas é fato que quanto mais conhecermos o outro mais entenderemos as emoções envolvidas e suas intervenções.
Fazer uma pesquisa sobre os envolvidos ajuda na preparação da apresentação também, que em certas situações envolverá a contribuição com informações de outros colaboradores ou setores da empresa. As pessoas são diferentes, a estrutura dessa diferença é baseada em natureza humana (genético), cultura (aprendizado) e personalidade (natureza mais aprendizado).
O segundo momento envolve buscar dados e informações específicas referente ao que será negociado. Uma reunião deve ser estruturada visando não dispensar tempo e custos, independente da quantidade de pessoas envolvidas.
· Faça uma lista de tópicos que precisam ser discutidos;
· Crie alternativas de escolha;
· Envie a pauta para os integrantes (você pode usar esse momento para apresentar os envolvidos com breve resumo ou link de perfis) para o cliente principal;
· Prepare-se para adaptar ou flexibilizar a agenda programada;
· Confirme por e-mail a reunião;
· Conheça a outra empresa, inclusive missão e visão, pode ajudar a iniciar a conversa;
· Anote o que gostaria de saber sobre a empresa, mas que não encontrou;
· Use as redes sociais para ver se há contatos compartilhados e que podem ser boas fontes;
· Pense no quebra-gelo com boas perguntas, mas não gaste muito tempo nele;
· Revise sua proposta com alteridade;
· Se vista adequadamente e mantenha uma postura confiante e discreta;
· Controle a ansiedade;
· Saiba ouvir e tome nota;
A preparação (identificar obstáculos) pode te levar a ter uma carta na manga, é o que surpreende e desbloqueia a negociação quando se chega em um ponto que nenhuma das partes pode ceder mais (tenha uma alternativa).
Após a reunião mantenha contato e envie os principais tópicos abordados.
Boa sorte!
Grace Kelly - São Paulo, 24 de novembro 2017.