O que a gestão deve esperar de 2021

O que a gestão deve esperar de 2021

Todo início de ano, é quase tradição lermos e produzirmos postagens e artigos sobre as tendências da gestão para o novo ciclo – aliás, nem sempre damos tanta importância. Mas agora, algo está diferente.


O mundo mudou tanto de 2020 para cá, que precisamos conversar sobre o que esperar dessa virada de década, que ainda enfrenta uma pandemia ainda sem data para acabar.


Se eu pudesse definir uma palavra-chave da gestão 2021, ela seria "cuidar". Os gestores precisam cuidar de seus negócios, de seus colaboradores e também de si.


Em primeiro lugar, a saúde mental não é mais um "artigo de luxo" no investimento das empresas. Ela é prioridade para mantermos um ambiente corporativo focado na entrega de resultados.


E aliado a esse importante investimento, outros fatores precisam ser reforçados na gestão em 2021:


1) A cultura corporativa 


O alinhamento entre o trabalho e o propósito já é tema de grandes empresas e indústrias pelo mundo. Quanto mais unirmos os colaboradores com a missão, os valores e a visão da empresa, mais focado o time trabalhará.


2) O comportamento da liderança


Em diversos fóruns e artigos sobre as tendências da gestão 2021, os especialistas são unânimes em afirmar sobre a necessidade de readaptar o comportamento dos líderes. 


Isso passa por uma comunicação cada vez mais transparente, humanizada e com empatia no ambiente de trabalho. 


3) Utilidade da empresa


O reforço do propósito da empresa não deve ficar apenas internamente, mas expandir para os clientes e o mercado em geral. Já até falei sobre isso em uma postagem anterior.


Os seus clientes precisam saber a utilidade dos seus produtos e serviços, incluindo o que está implícito. Eles precisam saber o VALOR da sua marca. 


4) Economia sem perder a qualidade


Outra tendência está bem perceptível nos últimos tempos. Uma gestão eficiente é aquela que está adaptada a esses novos tempos que exigem resiliência e economia – mas sem abrir mão de um produto/serviço de qualidade.


Por isso, é hora de revisar processos, custos e inovar para continuar levando a melhor experiência ao cliente externo e interno – não se esqueça de que os seus colaboradores são os primeiros clientes da empresa.  


Aqui na Menu, nós já estamos em constante processo de adaptação a esses tempos. É um desafio – mas quem disse que se manter e crescer no mercado é fácil?


E então, o que você acha? Quais os desafios que você enfrentará na gestão do seu negócio em 2021?

João Paulo Menezes

Especialista em Inteligência Comercial - Relação com Franqueados no Grupo Boticário.

3 a

Excelente texto amigo! São pontos chave para 2021!

Luiz Simões

Plant Operations Manager | Catering International & Services CIS

3 a

Flávio eu continuo acreditando que a gestão de pessoas em nosso negócio sempre será prioridade pois são as equipes nas operações que fazem a diferença no dia a dia dos clientes ou seja gerando a fidelização do contrato.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Flávio Charles

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos