RH e home office: dicas de ações para manter a empresa integrada
Nem é preciso dizer que a pandemia do novo coronavírus a qual estamos enfrentando vem afetando a nossa rotina em todas as áreas. Todos nós estamos sentindo na pele, em menor ou maior grau.
E em meio ao isolamento social que proporcionou o fechamento de portas de comércios e escritórios, o home office para empresas que conseguem se adaptar é uma medida que pode trazer um certo alívio de continuar atendendo aos clientes, mesmo à distância.
O setor de Recursos Humanos, portanto, tem uma importante missão daqui para frente: auxiliar os colaboradores a se adaptar ao home office, com todos os seus benefícios e obstáculos.
A seguir, eis algumas dicas importantes que podem ajudar os gestores de RH a organizarem a casa – ou melhor, o trabalho em casa.
Avalie e reavalie os processos da empresa
Em primeiro lugar, a gestão de RH pode se reunir com os gestores dos departamentos para o planejamento dos processos que serão feitos de forma remota.
É preciso avaliar quais são os principais gargalos e pensar nas melhores soluções, sem esquecer de reavaliar os indicadores de desempenho – que precisarão ser adaptados à nova realidade.
Juntos, tracem um planejamento de integração dos departamentos, o que inclui tarefas como:
- Os canais de comunicação a serem utilizados;
- As ferramentas que vão integrar o trabalho de cada time;
- O horário de trabalho da equipe em home office;
- Os relatórios e avaliações que serão realizados;
- Como será o processo de recrutamento e seleção de forma remota, caso haja necessidade.
Entenda as realidades de cada colaborador para adotar a flexibilização
Esta é uma dica importantíssima. Nem sempre a produtividade dos colaboradores será a mesma trabalhando em casa em meio ao isolamento social.
Com escolas fechadas e o grupo de risco necessitando de cuidados extras, é preciso que a equipe de RH converse com cada colaborador para entender o dia a dia deles nessa nova realidade.
Nessa hora é muito importante desenvolver a empatia, pois cada um tem a sua realidade diferente. Alguns colaboradores podem ter filhos pequenos em casa ou idosos que necessitam de acompanhamento extra.
Mais do que ficar cumprindo horário certinho, quando o assunto é home office, o que conta mais são os resultados entregues. Está na hora, portanto, de focar na produtividade e na flexibilização do trabalho.
Crie uma política de trabalho remoto
Para não haver ruídos de comunicação, é preciso estabelecer uma política clara (e por escrito) sobre como serão os procedimentos de trabalho em home office.
Cada colaborador precisa saber seus direitos, seus deveres, a quem recorrer em caso de dúvidas, além de todos os pontos necessários para que haja coesão no trabalho em equipe feito à distância.
Leia também: 5 atitudes que um gerente de compras precisa ter para aumentar a produtividade.
Adote o RH mobile de uma vez por todas
Esta dica deve ser levada em consideração até mesmo depois que a empresa voltar ao trabalho no escritório.
O RH mobile é a adoção de softwares e aplicativos que permitem a realização de várias tarefas do departamento a partir dos dispositivos móveis.
É possível fazer muita coisa de forma remota, como por exemplo:
- comunicação interna e controle de atividades;
- recrutamento e seleção;
- feedbacks;
- treinamentos;
- pesquisas de clima;
- acompanhamento de metas da equipe de RH;
- marcação de pontos de entrada e saída.
Para saber mais sobre os benefícios do RH mobile, acesse um conteúdo especial sobre o tema.
E então? Preparado para o home office? Queremos saber a sua opinião e a sua experiência sobre o assunto. Deixe o seu comentário contando os seus desafios e oportunidades que o home office traz à equipe de RH.
A equipe da MENU está à sua disposição para tirar mais dúvidas sobre o assunto. Fale conosco!