O que o Hospital de Amor me ensinou sobre CX

O que o Hospital de Amor me ensinou sobre CX

"Nosso segredo está na forma de tratar todas as pessoas, absolutamente todas, por amor", Henrique Prata, presidente do Hospital de Amor.

Eu escutei essa frase em inúmeros vídeos e não entendi exatamente a profundidade das palavras. Mas não foi preciso muito para que, ao visitar as unidades do Hospital de Amor , que é também conhecido por Hospital de Câncer de Barretos, entendesse o que está embutido em cada uma delas.

Eu estive no HA essa semana por motivos profissionais, o que exigiu um planejamento que me provocou sentimentos imprecisos entre empolgação e medo, sendo a doença em que esse centro de saúde é especialista aterrorisante para quem já a vivenciou de perto. E embora a equipe que tenha me convidado para essa aventura tenha sido extremamente carinhosa e cuidadosa nos preparativos para a visita, permaneci durante boa parte do trajeto rodoviário de 5 horas calada, refletindo sobre o que encontraria.

O HA completa agora 60 anos de existência, fundado por um casal de médicos, Dr. Paulo e Dra. Scylla Prata, que escolheu como missão cuidar das pessoas em tratamento oncológico no interior de São Paulo, evitando os longos e cansativos percursos à capital paulista que nem sempre garantiam o atendimento. Sem contar que os recursos financeiros para esses tratamentos muitas vezes não eram disponíveis, já que o acesso à excelência é caro. Toda essa linda história você conhece neste link, assim como percebe rapidamente que, nos sonhos dos fundadores, todos deveriam ter direito ao que houvesse de melhor em atendimento, exames, cirurgias, equipamentos e medicamentos. De forma 100% gratuita.

O sonho que foi herdado por Henrique Prata, filho do casal, cresceu e se alastrou pelo país. Mas um elemento é sem dúvida o responsável por fazer do HA uma instituição diferenciada e muito especial. Os profissionais que dele fazem parte, seja qual for seu papel e responsabilidade, estão ali para que o paciente tenha a melhor experiência possível.

Embora as taxas de sucesso do hospital sejam superiores às das demais instituições oncológicas do país, o que é comprovado por dados públicos, uma característica que faz toda a diferença é a escuta de seus pacientes e suas famílias com cuidado e carinho. Suas histórias, seus medos, suas expectativas e seus desejos. Propiciar o que para eles é importante para que passem por esse complexo momento do enfrentamento da doença faz com que tenham mais tranquilidade e confiança no processo. E assim conheci emocionantes histórias de vidas que foram marcadas pelo que de bom essa doença também pode ensinar.

Médicos, enfermeiros, TOs, psicólogos, recepcionistas, seguranças, profissionais da alimentação e da limpeza, palhaços, entre tantos outros que compõem a enorme brigada a favor da vida, usando o amor como ferramenta e a escuta como tecnologia para entender como cada um perceber esse amor da forma mais particular. Em cada detalhe e em momentos mais rebuscados ou mais simples, mas sempre surpreendentes.

Com milhares de profissionais envolvidos, como garantir essa cultura de amor e sustentar esse padrão, que não só é evidente no atedimento, nas refeições gratuitas distribuídas para pacientes e seus familiares, nos ambientes lindos, limpos e com manutenção perfeita, na tecnologia de ponta, nas voluntárias que jogam bingo com as mulheres na espera da mamografia, nos palhaços que alegram os pacientes nos quartos, no coral que enche os corredores de música, na gentileza de cada doutor renomado, com formação internacional, que parou um momento do seu atribulado dia para - com doçura e atenção - me contar sobre o negócio Hospital de Amor?

Na liderança inspiradora. Não me encontrei com o Sr. Henrique, mas cada profissional com quem conversei citou seu nome com admiração. Nenhum falhou. E fica muito transparente que os valores de cada integrante do HA são equivalentes e o propósito muito claro. Enquanto estão na instituição, essa é a comunhão da equipe.

Mas e a tecnologia, a inovação, a pesquisa, ser um centro de referência no mundo, a parceria com os mais incríveis centros oncológicos do planeta, acha que não vou falar deles? Em outro momento, assim como quero falar da capacidade de se criar e sustentar com apenas 22% do orçamento suportado pelo SUS e os outros 78% através de doações da iniciativa privada um negócio tão gigante em todas as dimensões.

Só que estou tão impactada com a experiência que observei cada um viver com o Hospital de Amor que hoje, um dia depois, estou no modo "só consigo falar disso". Em CX, a gente fala que surpreender o cliente é o estado da arte. Sendo assim, posso tranquilamente assumir que agora sou uma HA Lover.

Karina Carreira

Construo parcerias com marcas através da comunicação para potencializar a impactante missão do Hospital de Amor

2 a

Greicy Kelly Delalibera Baines, Christian Baines esse é o artigo da Fernanda que comentamos ontem!

Patrícia Moura

Conto histórias e produzo conteúdo | Publicidade • Marketing • Copywriting

2 a

Fernanda, sejam bem-vinda à esta jornada. Desejo que seja de muito aprendizado e enriquecimento para você e todos nós. Sucesso! 😉 😘

Cleber de Moura Delalibera 🏳️🌈

Guio empresas na evolução transversal e integrada através da gestão de resultados com significado para as pessoas, com diversidade, inovação e inclusão. 🌎🤝📚

2 a

Fernanda Nascimento obrigado por estar conosco nessa jornada para salvar vidas! Uma visita profissional recheada de propósito que direciona muitos sentimentos que são vivenciados pelos nossos pacientes. Ler e ouvir você sobre CX, concordo plenamente. São inúmeras situações que demonstram que a pergunta de nossos colaboradores: Como esse paciente gostaria de ser tratado? Como posso oferecer para ele neste momento tão desafiador uma esperança? Aqui isso é possível! O Hospital de Amor tem agora com você e Denise Maia embaixadoras do amor por onde caminharem! E desde já agradeço suas doações pois é na soma de gestos assim que transformamos vidas. Obrigado em nome de nossos pacientes! 😊

Ana Paula Rezende

Assistente administrativo no Hospital de Amor | Parcerias Corporativas

2 a

Amei cada palavra, amei a visita de vocês! Poder transmitir um pouco desse sentimento que o Hospital de Amor proporciona é acender a chama de esperança de que juntos, nossa missão de salvar vidas se torne realidade! ❤ Voltem logo, já estamos com saudade! ❤

Renata Nascimento

Contribuindo com o desenvolvimento da tecnologia e ciência para alimentar pessoas | P&D Plant-Based | Doutora em Tecnologia de Alimentos | Listada como uma das 100 Mulheres Poderosas do Agro pela Forbes, em 2021.

2 a

Imagino o quão incrível deve ter sido essa experiência! Perceber que o amor e o carinho são capazes que acolher, aquecer e muitas vezes curar me enche os olhos de lágrimas por saber que podemos fazer mais! Parabéns Fernanda Nascimento pelo post e obrigada por compartilhar essa experiência tão linda! 😘

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos