O que leva as pessoas a desejarem seguir um líder?
Para mim a principal característica que um líder precisa ter é o caráter.
A liderança se cultiva dia-a-dia. Através de pequenas atitudes podemos identificar qual tipo de liderança que um líder aplica a seus liderados.
“Liderar é ter a capacidade e vontade de mobilizar homens e mulheres para um objetivo comum e ter o caráter que inspira confiança.”
Bernard Montgomery, Marechal-de-campo britânico
Caráter é mais do que falar:
Qualquer um pode dizer que tem integridade, mas a ação é o verdadeiro indicador do caráter. Seu caráter determina quem você é. Quem você é determina o que você vê. O que você vê determina aquilo que você faz. Por isso, nunca se pode separar o caráter de um líder de suas ações. Se as ações e intenções de um líder estão continuamente se contradizendo, observe então o caráter dele para descobrir o porquê.
Talento é um dom, mas caráter é uma escolha.
Não temos controle sobre muitas coisas na vida. Não escolhemos nossos pais. Não escolhemos o local ou as condições de nosso nascimento e crescimento. Não podemos selecionar nossos talentos e QI.
Entretanto, escolhemos nosso caráter. De fato, nós o criamos cada vez que fazemos uma escolha - escapar de uma situação difícil ou conseguir resolvê-la, esconder a verdade ou permanecer firme sob o peso dela, ganhar dinheiro fácil ou pagar o preço. À medida que você vive e faz escolhas hoje, está continuamente criando seu próprio caráter.
Caráter traz sucesso duradouro com as pessoas.
A verdadeira liderança sempre envolve outras pessoas (como diz o ditado sobre liderança: se você pensa que está liderando, e ninguém o segue, então você está apenas passeando). Os seguidores não confiam em líderes cujo caráter apresenta falhas nem os seguirão.
O comprometimento é provado pela ação.
Falar sobre comprometimento é uma coisa. Fazer algo acerca disso é outra. A única medida real do comprometimento é a ação. Arthur Gordon admite: "Não há nada mais fácil do que proferir palavras.
Não há nada mais difícil do que vivê-las, dia após dia".
Abaixo temos os principais tipos de liderança:
Liderança Autoritária (Foco no chefe)
Neste modelo, o líder é o centro de todas as atenções e decisões e, como tal, centraliza o poder em si e não permite que os liderados participem em quase nada. Com perfil de “chefe”, este gestor leva os seus colaboradores em rédeas curtas, cobrando veementemente resultados, pressionando, não considerando suas sugestões e não permitindo que intervenham ou constem suas ações.
Líder Democrático (Foco no Líder e na Equipe)
Este líder caminha na direção oposta do anterior, pois conduz de forma democrática a sua gestão, ou seja, incluindo os seus liderados nas decisões e fazendo com que participem ativamente da construção de soluções e resultados. Para isso, sempre consulta a opinião da equipe, solicitando suas ideias e feedbacks e dando espaço para que proponha novas maneiras de dissolver os problemas e conquistar as metas e resultados planejados.
Líder Liberal (Foco na Equipe)
A liderança liberal é o extremo oposto da autocrática, pois defende total liberdade à equipe e que esta decida, por si só, quais são os melhores caminhos e soluções para resolver os problemas da organização. Aqui o líder não é necessário, uma vez que este modelo entende que os profissionais já são maduros, qualificados e capazes o suficiente de gerenciar o seu próprio trabalho sem a supervisão direta de alguém.
"Liderança não é um cargo - é uma responsabilidade." Peter Drucker.
E você gestor qual tipo de liderança você exerce? ou acredita ser a ideal?
Deixe seu comentário!!!
Referencias:
De volta ao mosteiro - James C. Hunter.
As 21 indispensáveis qualidades de um líder – John C Maxwell.
Coordenador de manutenção | MEP ENERGY
6 aShow de bola!!!😉💎