O que macarrão tem a ver com fotografia?
Foto: Luciano Araújo | Coleção Meu Mundo Gigante - Disponível em @LucianoAraujoPro

O que macarrão tem a ver com fotografia?

Qual o melhor arquivo para fotografar? RAW ou JPG?

TRECHO EXTRAÍDO DO EBOOK DISPONÍVEL CLICANDO AQUI

Gosto de pensar que a foto é como o macarrão. Se ele estiver cru, ou seja, sem nenhum processamento, seria como um arquivo RAW, com todas as propriedades originais dando ao cozinheiro (o fotógrafo), a chance de fazer o que bem entender com esse macarrão. Lógico, dentro das possibilidades que um bom macarrão ainda cru pode te dar.

Na maioria dos casos, macarrão termina do mesmo jeito: cozido com um molho por cima. Se pensarmos assim, temos a nítida ideia de que exatamente pela simplicidade, tudo sai mesmo mais ou menos igual. Principalmente porque estamos partindo da ideia do macarrão cozido. Sempre assim.

E se ele for cozido, já descartamos outras possibilidades como frito ou assado.

Mas imagine a situação inicial da seguinte forma: eu te entrego o macarrão já cozido, no ponto que eu quero, com o tanto de óleo ou sal que eu quero. Concorda que você perdeu o controle sobre o que vai fazer? Ou seja, eu comprometi o prato, já que fiz um preparo genérico.

Esse pensamento é para ilustrar melhor o que acontece quando fotografamos em RAW ou JPG. 

No primeiro, o RAW, a câmera nos entrega foto crua, processamento zero. Isso nos dá total liberdade técnica e criativa na edição. No segundo, o JPG, a câmera processa as informações de acordo com configurações muito genéricas que num primeiro momento, olhando no visor da câmera parecem boas, suficientes, mas quando editamos, percebemos que essas configurações além de irreversíveis (destrutivas*), se mostram completamente insuficientes.

Portanto, não importa que tipo de foto você faz, social, comercial, editorial ou de natureza. A melhor opção em termos técnicos é o RAW. Não há dúvidas.

O que existem são escolhas e padrões de entrega. Se você quer entregar uma foto com qualidade superior, seu fluxo de trabalho deve estar inteiramente alinhado a isso, e não somente o seu discurso e seu preço.

Isso te impõe investimentos estruturais simples como mais cartões de memória, espaço em disco e algum tempo a mais, não muito, para descarregar e organizar suas fotos.

QUER ENTENDER TUDO SOBRE ESTE ASSUNTO?

ENTÃO BAIXE O EBOOK COMPLETO CLICANDO AQUI!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos