O que a moda tem a ver com história e sociologia?

O que a moda tem a ver com história e sociologia?

A moda não existe de forma isolada, ela é um fenômeno social que compreende mudanças cíclicas em costumes e hábitos de forma coletiva. Essas mudanças não são definitivas e em muitos momentos da história foram praticamente obrigatórias.

Elas surgem em meados do século XIV, logo após a Era Medieval. nesse período a novidade passa a ter valor por si mesma, quando as roupas femininas e masculinas se tornam bem distintas e as variações no modo de vestir são mais frequentes. Pouco tempo depois já temos as primeiras publicações sobre moda. Mas afinal de contas qual a relevância dessas informações?

“A história do vestuário não é um simples inventário de imagens, mas um espelho do articulado entrelaçamento dos fenômenos socioeconômicos, políticos, culturais e de costume que caracterizam determinada época.” Daniela Calenga

O estudo da história da moda nos diz muito sobre o contexto em que ela está inserida. A moda afeta até mesmos aspectos da vida privada, à medida que as roupas também também transformam o corpo físico e atribui um papel a quem as vestes. As leis suntuárias por exemplo reservavam cortes, cores e materiais para serem usados apenas por determinadas camadas da sociedade.

Imagem de um imperador romano, usando uma coroa de louros em volta da cabeça, e roupas volumosas e drapeadas. Ao seu lado também existem outros dois funcionários em trajes semelhantes.

Um dos primeiros exemplos de leis suntuárias que temos aconteceu no império romano, durante a antiguidade. Roxo era uma cor de uso exclusivo do imperador e somente cidadães romanos podiam usar a toga.

O estudo da cultura material é importante pois ele demonstra a solução que o homem teve para alguma necessidade ou desejo da época, e também representa um saber específico. E da mesma forma como uma ferramenta encontrada num sítio arqueológico é um objeto de estudo interessante para um historiador, uma peça de roupas também tem muito a revelar para aqueles que estão dispostos a analisá-la.

Afinal moda também é uma forma de linguagem. E pode-se dizer também que é uma arte reprodutível, que pode ser aplicada em um ateliê ou em casa. Estudá-la é estudar relações sociais e o impacto que hábitos coletivos tem no indivíduo.

Convido aqueles que se interessam por história e sociologia a dar mais atenção a esse campo do conhecimento, é uma experiência interessantíssima e enriquecedora.

Bibliografia:

CALENGA, Daniela. História social da moda. São Paulo: Editora Senac, 200

*****

Pesquiso história da moda e reconstrução histórica. Você pode ler outros textos que escrevi sobre minhas pesquisas aqui:



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Juliana Lopes

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos