Consumo consciente é muito chique
Quando fala-se em sustentabilidade muitas vezes o foco é em assuntos como a poluição do meio ambiente e economia de recursos naturais, mas nem sempre essa discussão entra no assunto do consumo consciente de roupas, o que acredito ser de extrema importância. Até porque roupas fazem parte do nosso dia a dia - acho que ninguém aqui anda pelado né?- , sua indústria é gigantesca e seu consumo tem um grande impacto num âmbito não apenas pessoal mas também social.
Afinal a moda perpassa questões econômicas, sociais, de gênero… Mais que simplesmente uma forma de cobrir o corpo, roupas também são discurso.
E é nessa questão de passar uma mensagem e externalizar um posicionamento que quero entrar. Para onde está indo o dinheiro que você gasta com roupas? Qual é o impacto que ele tá causando? Estar financiando um negócio antiético ou valorizar a mão de obra de bons profissionais são consequências de uma escolha na hora de comprar. E essas escolhas também podem ser sustentáveis.
Sustentabilidade não é só separar garrafa pet pra reciclagem ou coisa de hippie. Você pode ser sustentável comprando de pequenos produtores, valorizando o artesanal, evitando aquelas compras por impulso e o descarte desnecessário.
Será que você realmente precisa daquela blusinha de 10 reais que vai estragar em dois meses? A custas o quê uma roupa consegue ser tão barata?
Sabemos como o fast fashion é um sistema predatório e agressivo ao meio ambiente e sociedade. Não é incomum encontrar casos de confecções que utilizam mão de obra escrava ou explorada de forma injusta, e é fato conhecido que a indústria têxtil é uma das mais poluidoras do mundo. Coleções que se atualizam de forma cada vez mais rápida com roupas que já não são feitas para durar...afinal daqui a duas semanas já terá uma tendência nova. A mudança pela mudança.
Sem contar que: Consumo consciente é muito chique! Ter peças únicas, seja de curadoria em brechó ou feitas sob medidas e artesanais. Um estilo consistente porque suas compras são bem pensadas e suas roupas são duráveis. Escolher bem antes de comprar fará com que você tenha um guarda roupa coeso e versátil, que realmente te representa. Consumir de forma consciente é uma ferramenta que todos nós temos para causar um impacto positivo no mundo.
Aprenda a escolher, valorize seu dinheiro e busque a qualidade no lugar da quantidade.Como já dizia a estilista Vivienne Westwood: compre menos, escolha bem, faça durar.
Sobre a autora:
25 anos, paulistana, formada em Negócios da Moda e apaixonada por Moda, Arte e História. Um dos meus projetos envolve a pesquisa de história da moda e reconstrução histórica de forma independente. Você pode ler outros textos que escrevi sobre minhas pesquisas aqui: