O que não se aprende na escola!!!

Sempre fui um aluno aplicado, de pai severo com a questão de desempenho escolar. Sempre muito cobrado por apresentar notas "boas". A vida seguiu, veio a graduação, pós, MBA, cursos de extensão, alguns idiomas, enfim, ao longo da minha vida, estudei bastante. Confesso que, se comparado a muitas pessoas, ainda haveria um vasto campo para ser explorado, em volume e em qualidade.

No entanto, ao longo da minha carreira, comecei a observar que muito do que se emprega no dia-a-dia de uma empresa, e também da vida, se forma, não se aprende na escola. Pior ainda, boa parte desse conjunto de ferramentas, é fundamental para o sucesso pessoal e corporativo.

Não sou e nem tenho a pretensão de ser um especialista neste vasto campo que é o comportamento humano, até porque, minha formação de engenheiro me trairia muito. Deixo o aprofundamento para os psicólogos, a quem respeito.

O que tem me causado tamanha surpresa nessa trajetória de relacionamento com pequenas e médias empresas em crise, é que cada vez mais, me vi compelido a ser o "terapeuta" do pequeno acionista, o que me fez buscar, bem la no fundo, competências que eu jamais imaginei possuir.

Ato contínuo, foi tentar entender de onde vieram tais competências. A primeira reflexão que me veio à mente foi: "De onde vem tais competências, uma vez que não consigo visualizar na minha trajetória acadêmica, as lições que me fizeram estar melhor preparado para enfrentar situações adversas."

Nos últimos dezoito meses, por uma razão pessoal, experimentei, pela primeira vez, um processo terapêutico. Sim, sentei à frente de um terapeuta e começamos uma série de conversas que aguçaram meu interesse pela descoberta de algo que explicasse a origem dessas competências que, comigo, foram surgindo naturalmente,

Fato é que, liderança, resiliência, persistência, consistência, carisma, tolerância, capacidade de foco, visão do todo, capacidade de empreender, estabelecer metas e cumpri-las dentre muitas outras, são competências que acabam por fazer parte, quase que obrigatoriamente, do perfil daqueles que se lançam na atividade empresarial ou mesmo no mundo corporativo.

Por fim, minha pouco formação humanista, me permite apenas concluir que, tal conjunto de competências está dentro de cada um de nós e, acabam por aflorar através das nossas experiências de relacionamento, reflexões, leitura, observação e busca pela difícil arte de compreender esse mundo tão louco que vivemos. E isso tudo começa na nossa deliciosa infância, no berço, na família, com os primeiros amigos, a primeira namorada, o primeiro amor.

Leiam mais, conversem mais, ouçam a tudo e a todos, amem de verdade, como se fosse o último amor, sejam persistentes, afinal, o que não se aprende na escola, é preciso aprender na vida....

Conecte-se profundamente no mundo e desfrute das infinitas experiências que estão espalhadas no universo. Não se furte a aprender. Não se esqueça do amor, não se perca de Deus. Até o mais sábio dos homens, ainda não viveu a experiência do fim da vida, portanto, não pare nunca de frequentar as aulas incríveis que o universo preparou pra você.

Muito obrigado por dedicar esses poucos minutos nesta breve leitura. Um abraço!!! Deixo aqui meu e-mail e telefone para aqueles interessados em discutir mais sobre o assunto. emc2.consulting@globo.com / +55 11 98542-1377 (WhatsApp) 

MANUEL ROCHA

Diretor na Trietec Contabil

5 a

Grande, Herr Mazza.

Paulo Caetano

Engenheiro Químico, Executive Account - COATINGS & CHEMICALS - Rentank Embalagens

5 a

Muito bom

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos