O que podemos aprender com o Ratatouille
Ratatouille é um longa americano de animação produzido pela Pixar e lançado em 2007. “Conta a história de Rémy, um rato vivendo em Paris que sonha em se tornar um chef de cozinha”. Parece apenas divertida a ideia do relacionamento de amizade entre um aprendiz de cozinheiro atrapalhado, herdeiro de um dos maiores restaurantes da capital francesa, e um rato, mas ao longo do roteiro verdadeiras aulas de superação e credibilidade em si mesmo vão surgindo no roteiro muito bem construído.
Não deixe ninguém definir seus limites a partir de sua origem, o único limite é a sua alma! Ensina a imaginação do mini-chef através de uma ilustração ao folhear o livro de receitas do Gusteau. Muitas pessoas se deixam frear por essa condição, às vezes é velada, não exposta, mas muitos de nós temos essa limitação imposta pelo meio, pela economia, pela falta de projeto de vida ou mesmo por acomodação. O local de onde vêm, muitas vezes é o local para onde querem retornar e isso limita de certa forma o crescimento e o desenvolvimento, pois as primeiras recordações, em muitos casos, são de simplicidade.
Só os que têm coragem sempre se destacam; essa frase é bastante interessante. Coragem aí não é a ausência de medo pura e simples, mas a vontade de inovar, de mudar o que está posto e de tentar fazer algo diferente daquilo que todos praticam.
Se você olhar apenas para trás, nunca vai conseguir ver o que está à sua frente; Ficar preso ao passado e se espelhar em casos de derrota ou frustração não faz bem a ninguém. As atitudes devem mudar sempre que houver novas oportunidades, novas tentativas, novas chances de sobreviver.
A verdade às vezes parece loucura, mas isso não quer dizer que não seja verdade. Acreditar na sua verdade e fazer com que ela aconteça é o objetivo principal da vida de muitos humanos, mas sempre deve ser provada calçada dentro da razão para que realmente não pareça ser só loucura.
Nem todos pode se tornar grandes artistas, mas um grande artista pode vir de qualquer lugar. A vida está cheia de exemplos dessa natureza, tanto artistas do entretenimento como artistas de outros meios: empresariais, executivos, empreendedores, etc. Seja das grandes metrópoles, seja das cidades mais distantes, sempre vai haver espaço para um grade artista, o trabalho maior vai ser se manter entre os grandes.