O que são as tais crenças limitantes?
Temos ouvido muito ultimamente sobre crenças limitantes.
Mas o que é isso de fato?
São ideias e pensamentos que nos impedem de realizar as coisas que muito provavelmente nos ajudariam a melhorar nossa vida seja no campo profissional ou pessoal.
Embora possa-se pensar que o termo tenha a ver com algo religioso não há nenhuma relação.
Pensamentos geram sentimentos / sentimentos iniciam ações que – por sua vez – provocam resultados.
Todo pensamento ruim ou negativo provoca alterações em nível celular que nos leva a experimentar sensações na mesma ordem.
E como se formam essas crenças? Desde cedo somos influenciados por pais, professores, colegas, parentes e nem sempre essas influências despertam em nós a autoconfiança tão necessária para termos uma vida de prosperidade.
Toda mudança pessoal tem seu início na crença e não no comportamento.
Quando adquire-se a capacidade de questionamento é possível contrapor essas “verdades” adquiridas ao longo do tempo mas para isso acontecer é necessário o autoconhecimento.
Como dizia Henry Ford: “ Se você acredita que você é capaz você está certo e se acredita que não é capaz está certo também.”
Mas o que isso quer dizer?
Isso significa que suas ações serão norteadas pelas crenças que desenvolvidas em sua mente uma vez que a realidade ao seu redor acontece primeiramente no pensamento.
Portanto se você acredita em possibilidades elas se abrirão em seu caminho mas se acredita em limitações certamente é isso que viverá.
A melhor forma de impedir que sua evolução aconteça é identificando quais são os pensamentos que te impedem de agir.
Se – por exemplo – você acredita que não consegue ganhar o suficiente para sobreviver, seu cérebro vai dar um jeito para que você continue da forma como está.
Toda crença foi construída em algum momento de nossa vida e ao identificar esse momento estaremos aptos a nos reprogramar mais conscientes para realizar essa mudança.
Ao descobrir as causas dessas crenças que impedem de avançar concentre-se no que quer conquistar e que está sendo impedido.
Defina um objetivo específico e foque nas formas de torná-lo realidade.
Ao substituir as crenças limitadoras pelas fortalecedoras ocorre uma reprogramação cerebral.
A partir dessa reprogramação tudo fica mais fácil pois o caminho para o atingimento do objetivo clareia em sua cabeça.
Isso não quer dizer que seja fácil nem que você conseguirá realizar o que quer que seja sem esforço. Não caia nessa armadilha!
Para dar resultado de verdade e tornar-se parte de sua vida, a nova crença precisa ser condicionada, ou seja, seu cérebro precisa ser treinado para que esse pensamento se torne um hábito.
Com isso você começa a “saber” que aquilo é verdade e portanto não questiona mais passando a visualizar o resultado conquistado.
Livre-se dos pensamentos tóxicos e adquira a capacidade de transformá-los em bons hábitos.
Treine e sua mente mudará.
Até a próxima!