O que seu ambiente de empresa pode te ensinar sobre inovação e mentalidade ágil
stock.adobe.com

O que seu ambiente de empresa pode te ensinar sobre inovação e mentalidade ágil

Você já percebeu que seus colegas profissionais e líderes de empresa mudaram? Talvez você já esteja vivendo essa realidade e ainda não tenha se dado conta.

Caso ainda não seja assinante dessa minha newsletter, basta clicar no botão assinar para continuar recebendo mais artigos como esse sobre inovação estratégica, metodologias ágeis e alta performance.

O que mais tenho visto sobre o perfil do profissional inovador e de mentalidade ágil nos negócios é que esse profissional é um solucionador de problemas. Mas o que ainda não havia percebido, é que essa já é uma realidade no meu dia a dia há alguns anos e eu ainda não havia me dado conta, inclusive o mesmo acontece com meus colegas de trabalho aqui na empresa onde atuo. Você deve estar se perguntando "sim e daí? Todos sabemos que inovação e mentalidade ágil já é uma realidade para empresas e profissionais terem mais performance. Mas a grande questão é que pode estar acontecendo com você o mesmo deslize que ocorreu comigo. 

Muita das vezes quando nos dedicamos a um determinado assunto, lendo livros, fazendo cursos de extensão, certificações, pós ou alguma especialização, acompanhando notícias, vendo cases de empresas ou lendo artigos como este, nós talvez projetamos uma imagem de algo distante da nossa realidade, o que pode nos levar à um auto engano. Esse falso distanciamento pode turvar a percepção em relação ao nosso ambiente de empresa atual e não nos damos conta que muitas vezes já estamos vivendo grande parte daquela realidade proposta por uma metodologia ou movimento inovador que grandes empresas aplicam ao seu contexto e podemos aplicar ao nosso, com os devidos ajustes para cada situação. Essa percepção da realidade é importante para que não fiquemos esperando o cenário perfeito para praticar ações de inovação como realidade, além de evitar que fiquemos nos queixando das condições atuais da empresa, sejam que condições forem, não há desculpas para iniciar alguma melhoria.

Quando me dispus a entrar de cabeça em inovação estratégica e agilidade de negócios visando resultados reais, eu ainda não havia olhado para a minha realidade no dia a dia. Só agora, quando me percebi vivendo nesse ambiente de constantes mudanças, vejo que na prática o negócio é muito mais doloroso do que parece. Claro que tudo é um processo e necessita constantes melhorias diárias, mas pude concluir que, empresas e profissionais que não aceitam que mudanças são inevitáveis e preferem assumir os riscos pagam o preço, mas o choque de realidade foi também concluir que empresas e profissionais que aceitam que mudanças são inevitáveis, também pagam um preço alto.

O preço é a necessidade de estar constantemente inquieto e disposto a mudar, a maioria das pessoas tem pavor disso! Outro preço para os profissionais é a necessidade de ter controle emocional, saber lidar com os diferentes perfis de clientes e parceiros, os diferentes tipos de comunicação das pessoas, estar disposto e capaz de receber um problema complexo e aplicar uma solução simples, de se juntar com um ou mais colegas de trabalho ou liderados e “quebrar a cabeça” para criar uma solução, enfim, é um custo enorme em termos de energia e disposição.

Cada vez menos temos como era no passado, onde uma pessoa criava as receitas fixas de soluções de problemas e as outras só replicavam. Hoje, essa forma fixa de solucionar os problemas, se tornou o próprio problema.

As coisas mudam muito rápido nos dias de hoje e imagino que mudarão cada vez mais rápido daqui pra frente. As formas de criar soluções, produtos ou resolver problemas dos clientes estão mudando cada vez mais e o modelo fixo antigo deu lugar a um modelo totalmente dinâmico, onde os problemas exigem que as pessoas se dediquem “de corpo e alma” para solucioná-los. Hoje mesmo estava observando aqui na empresa, a maioria dos atuantes da equipe se tornaram solucionadores de problemas, mesmo que talvez um ou outro não tenha percebido.

Os profissionais hoje em dia necessitam de uma série de habilidades muito maior em termos de “adaptabilidade”. Agilidade é justamente sobre a capacidade de ter habilidades de fácil adaptação a mudanças e inovação constante. Muitos profissionais já estão trabalhando com essa mentalidade e talvez não se deram conta, outros talvez ainda não estão no mesmo engajamento, mas minha opinião é “Não tem mais jeito, já estamos no olho do furação”, não há como se distanciar dessa realidade. Cada vez mais é exigido que profissionais tenham habilidades tais como: inteligência emocional, comunicação, saber ouvir e entender os eventos em situações complexas, simplificar as complexidades para que consigam oferecer soluções e obter resultados. 

Aqui é importante lembrar, que temos alguns limites e que é necessário equilibrar tudo isso com vida social, saúde mental e física para que tenhamos condições de atender bem todas essas exigências com saúde. O desafio de gerir tudo isso sem que tenhamos problemas pessoais é grande.

Concluo convidando você a algumas reflexões.  

O que mais pode estar sendo escancarado em nossa frente como realidade nua e crua e não estamos vendo? 

O que de óbvio podemos estar negando e perdendo oportunidades?

O quanto estamos negando uma realidade que já vivemos e estamos ainda imaginando que um dia irá acontecer em nossas carreiras ou negócios por estar lendo posts, matérias ou estudos, imaginando que um dia vai chegar?

Estudar, acompanhar tudo sobre inovação e negócios também não é suficiente? Talvez seja duro admitir mas me parece que não, realmente conhecimento não é suficiente.

É preciso estar com a mentalidade aberta e com disposição e autocontrole para aceitar as regras do jogo que é única: Melhorias frequentes na prática. Como diria Tom Peters “Para uma empresa excelente, a inovação é a única coisa permanente”.

Compartilhe e/ou marque aquela pessoa que você acredita que esse artigo possa contribuir.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Israel Vitor Vicente

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos