O que o seu chefe espera ouvir quando você vai pedir uma promoção
Por Paulo Dias, Sócio da Soul HR Consulting

O que o seu chefe espera ouvir quando você vai pedir uma promoção

Com quase 15 anos atuando com seleção e aconselhamento de executivos, tendo sido tanto funcionário como gestor, sei que essa é uma das situações mais tensas na vida de qualquer profissional. E não falo apenas de quem pede, mas também de quem ouve: sim, caro colaborador, seu chefe também é um ser humano que tem responsabilidades e preocupações rondando os pensamentos enquanto trabalha.

Mas, acredito de verdade que esse é o tipo de conversa que precisa acontecer e que é possível deixar a situação mais agradável. Para começar, é importante elaborar um plano de ação e colocar em perspectiva o que o gestor está pensando. Você não precisa de uma bola de cristal: garanto que o que a imensa maioria dos chefes espera é bem simples.

Fuja dessa cilada!

Pedir um aumento ou promoção é parte da rotina de qualquer empresa. É normal e esperado que as pessoas queiram crescer. O problema é quando esse pedido é feito de forma inadequada, meio atabalhoada. Aí, o que era uma relação de parceria acaba desandando, com prejuízos para todos os lados.

Para começar, essa conversa tem que ser formal. Nada de “tomar um café” ou jogar a informação em um happy hour com a equipe: o ideal é chamar o gestor para uma reunião de feedback e estruturar a conversa, mostrar item por item das suas entregas. Pode apostar, isso traz uma seriedade e um profissionalismo que ganha muitos pontos com o chefe.

Nesse contexto, um erro comum é dar um xeque-mate no gestor com uma proposta melhor, vinda da concorrência. Primeiro porque nenhum chefe gosta de ser colocado contra a parede. Segundo que se o gestor cair nesse tipo de chantagem (sim, é uma chantagem), dará um exemplo negativo para toda a equipe sobre como agir. Por fim, colocar o gestor nessa posição desconfortável é correr o risco de perder um contato importante para a sua carreira. 

Como falei, a conversa sobre aumentos e promoções deve ser alinhada e estar sempre acontecendo. Fica mais fácil para o gestor, assim, identificar as causas da desmotivação de sua equipe, e para o empregado, mais simples na hora de explicar as razões pelas quais uma possível oferta externa se tornou tão atraente.

Conflito de gerações

Não é de hoje que vemos e ouvimos inúmeras situações sobre o conflito de gerações no ambiente de trabalho. Os Millennials vieram de fato para sacudir a estabilidade em que a geração X costumava viver. A principal característica talvez seja a pressa, a rapidez com que esses jovens profissionais querem resolver tudo – inclusive a própria carreira.

Nesse caso, queimar etapas para se chegar ao topo pode parecer não apenas uma precipitação, mas um excesso de ansiedade – fatores que contribuem para tornar sua imagem menos positiva entre os líderes. Ter paciência e entender que é preciso tempo para desenvolver habilidades e apresentar resultados sólidos é uma postura que passa mais equilíbrio e maturidade.

É importante, então, respirar fundo e colocar na balança questões como: há quanto tempo estou na empresa, já é hora? Três ou quatro meses de experiência em uma empresa tradicional, por exemplo, ainda são considerados insuficientes para pensar em galgar um novo posto. Também vale se questionar quais foram suas entregas e contribuições, por que você merece ser promovido?

Pode parecer bobagem, mas essa análise te dará argumentos importantes na hora de mostrar e comprovar a sua necessidade de crescimento. Para subir na carreira é necessário muitas vezes uma negociação e, nessa conversa, ganha quem conseguir evidenciar os melhores argumentos.

Lembre-se também de olhar fora da bolha e escolher o timing adequado para o pedido. Se a empresa acabou de divulgar resultados negativos, talvez não seja o momento mais apropriado para falar sobre uma remuneração maior. Por outro lado, se você acabou de ganhar um prêmio, ou foi reconhecido internamente por seu desempenho, as chances de uma promoção se abrir podem aumentar.

O importante é que essa conversa aconteça. Vejo muitos profissionais que deixam suas empresas sem nem ao menos dar uma chance ao gestor para explicar suas expectativas, alinhar seus desejos de crescimento e dizer claramente o que os deixa motivados. Sem essas informações, fica difícil estabelecer uma conversa permanente sobre crescimento profissional. E a promoção deve ser uma evolução natural nessa jornada.


Fernando Magano Henriques

Transformação | Gestão | Inteligência | Estratégia | Planejamento | C-Level | Administração & Operações | Processos | Governança | Liderança | Consultor | Mentor | Palestrante | Professor | Conselheiro | Ironman

2 sem

Paulo, thanks for sharing!

Marcus Pompili

Sócio Proprietário da Academia de Negócios

5 a

Excelente o seu artigo Paulo. Para empresas que possuem um processo estruturado de feedback, este também pode ser um bom momento de alinhar expectativas com relação ao seu plano de carreira junto àquela empresa, inclusive com sobre a questão das promoções e aumentos salariais. Abs.

Wellington MONTEIRO Costa

CEO / Conselheiro Consultivo / Conselheiro de Administração

5 a

Abordagem simples e muito sensata!

Lucia Costa

Managing Partner @SOUL hr consulting | Executive Coaching | Driving Career Movement, Strategy and Growth

5 a

Muito bom!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Paulo Rodrigo Dias

  • É preciso se antecipar às mudanças

    É preciso se antecipar às mudanças

    No atual cenário, com tantas mudanças em curso e em quase todas as frentes de atuação no mercado, entendo que as…

    4 comentários
  • Hipervalorização no LinkedIn

    Hipervalorização no LinkedIn

    Nas redes sociais, queremos mostrar ao mundo o que há de melhor em nós – seja por meio de fotos, informações ou…

  • Você realmente está preparado para um ano sabático?

    Você realmente está preparado para um ano sabático?

    Dar um tempo na carreira para rever propósito, metas de vida e até valores profissionais: tirar um ano sabático para…

    1 comentário
  • Fortalecendo sua Marca Pessoal no Processo de Transição de Carreira

    Fortalecendo sua Marca Pessoal no Processo de Transição de Carreira

    Escrito por Cláudia Fernanda Rodriguez Weinberg Na sua última visita ao supermercado, você parou para observar a…

    4 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos