O que significa a liberdade?
Podemos dizer que na sociedade em que vivemos é difícil encontrar um homem livre. A liberdade humana está ligada diretamente com o conhecimento de sua própria natureza de ser e existir como desejo. Ou seja, ter consciência que somos causa daquilo que acontece. Deixando de lado ilusões como as superstições, verdades absolutas que trazem conhecimentos fantasiosos, nos enfraquecendo na razão, no pensamento e ação, desta forma, desconecta o ser do desejar e do fazer.
As fraquezas das ilusões são trazidas pela crença que podemos controlar ou eliminar absolutamente os afetos, isso nos torna impotentes e distantes de nossa natureza, nos arrancando a capacidade de agir e pensar, além disso, fomenta um modo padronizado e reproduzido, anestesiando as nossas criações e sentimentos.
Contudo, precisamos trazer à vida cotidiana a necessidade de ser aquilo que se é, dando maior importância as nossas causas e sentidos singulares, agindo adequadamente para a conservação, constituição e congruência de nossa potência de conhecer, compreender, existir, desejar e agir. Isso é possível quando acessamos nossos conhecimentos por meio das relações afetivas, de modo que exista troca e não alianças de dívida e culpa.
Nós seres humanos, nos tornamos humanos a partir do afeto de outros, por isso, nossa natureza vai em busca de sermos afetados de múltiplas maneiras, onde todos cresçam mutuamente, se ajudando, fazendo parcerias, tomando parte com entrega nas conexões de interdependência, diminuindo a dependência infantil, onipotente ou impotente, investindo no encontro com autonomia para os afetos.
Quanto mais efetuamos encontros apoiados em troca e parceria, mais nossas potências e desejos aumentam, nos possibilitando de afetar e ser afetado com liberdade.
Cirurgião na Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
8 aPorque ser livre a qualquer custo?
Colunista do Portal de Educação. Professor. Gestor. Professor de filosofia, história e pedagogia. Pedagogo. Psicopedagogo. Psicólogo infantil. Transtornos do Desenvolvimento.
8 aOlá Fabiana Benetti? Excelente digressão filosófica sobre a existência humana, tendo como projeto metafísico a liberdade de ser e fazer. Abordagem lúcida e pontual.