Foco: como vencer as distrações e organizar a rotina?
Hoje vamos falar sobre o poder do foco. Como lidar com distrações para aumentarmos nossa percepção de utilidade?
Para sermos produtivos e desempenharmos com eficiência aquilo que nos é proposto em nossa rotina diária, é necessário fazer um direcionamento de energia e esforços preciso. Caso contrário, o desgaste mental e a queda de disposição irão aparecer, com consequente diminuição da capacidade lógica de tomada de decisão - em resumo, quando estamos muito cansados e sem clareza de foco, tendemos a tomar decisões baseadas em emoção ou instinto.
Antes de tudo, faz-se mandatório termos a clareza acerca de nossas atribuições.
- O que de fato eu preciso fazer?
- O que pode ser delegado?
- O que não tem nenhuma importância, mas eu perco meu tempo fazendo?
O autoconhecimento e o questionamento constante e vigilante são primordiais para identificação dessas ações
Depois desse discernimento inicial, vem a fase de elencar prioridades. Para decidir o que deve ser feito primeiro, devemos usar o bom senso, pensando nas consequências de fazer (ou não fazer) determinada tarefa.
- Quais envolvem outras pessoas?
- Os prazos estão próximos do fim?
- O que terá resultado apenas no futuro mas preciso começar hoje?
Monte sua agenda diária pensando em pontos como estes - assim, pensando nos resultados de cada ação e no propósito por trás de suas intenções, ficará mais fácil manter o foco e concentrar sua energia no que deve ser executado, de forma que conseguirá reduzir seu nível de distração e ansiedade.
Em suma, quando você sabe o que precisa fazer e entende o porquê de executar cada ação, sua percepção de utilidade e senso de pertencimento a um todo se fortalece e você sente maior motivação para viver com plenitude, desempenhando seu papel e vivendo seu propósito!