O que todo Líder quer que você saiba

O que todo Líder quer que você saiba

Os melhores CEO se assemelham aos melhores professores, isto é, são capazes de remover a complexidade e o mistério dos negócios, focando nos fundamentos da obtenção de lucros. Além disso, certificam-se de que todos na empresa, não apenas os altos executivos, entendam os elementos básicos da empresa.

A empresa alcança mais sucesso quando todos conhecem seu funcionamento, processo, a ponto de entenderem todas as utilidades de suas contribuições e como poderiam ajudar a empresa inteira, não apenas um departamento especifico.

Atualmente, você deve não apenas ser um bom membro de equipe, mas também atuar como um integrador. A integração é importante porque o trabalho vem precisando de mais especialidades para que seja executado cm excelência. É preciso que as pessoas trabalhem juntas com o objetivo de tomar boas decisões e gerar valor para clientes, funcionários e acionistas.

Vamos para o exemplo do vendedor ambulante, para que possamos identificar a estratégia em cada ponto do seu trabalho para a geração de negócios, que você pode refletir sobre cada ponto em sua empresa.

Sempre que arma sua barraca, o vendedor expõem na frente as frutas de melhor aparência (os varejistas chamam isso de vitrine). Ele também observa a concorrência – o que está sendo vendido e por quanto (análise de mercado) – e o tempo todo fica pensando não apenas naquele dia especifico, mas também no amanhã. Se tiver dificuldade de vender o produto, talvez tenha que reduzir o preço (aumentar o valor para o cliente), reorganizar a vitrine ou, ainda, berrar mais alto (fazer propaganda) para atrair a atenção dos clientes. No dia seguinte, pode ser que compre o produto por um preço melhor ou mude a variedade de frutas e legumes (mix de produtos).

Como o vendedor sabe se está indo bem? Conferindo os lucros no fim do dia.

Qualquer que seja o seu cargo, será necessário compreender como a organização ganha dinheiro. Passar a perceber como um todo e tomar decisões de melhorar seu desempenho geral, você contribuirá para tornar as reuniões menos burocráticas e mais concentradas nos negócios.

Ganhar dinheiro nos negócios envolve quatro aspectos: satisfazer as necessidades dos clientes com mais eficácia do que a concorrência, gerar caixa, produzir retorno sobre o capital investido e manter uma rentabilidade crescente.

Quando pensar em consumidores e clientes, seja simples e especifico: Você sabe o que seus clientes estão comprando de você e por quê?

Qualquer que seja a organização para qual você trabalha -, é importante entender de onde vem e para onde vai o caixa. Todas as pessoas numa empresa, e não apenas aquelas que trabalham na área de finanças, precisam saber como a própria função afeta a geração (ou o consumo) de caixa para que suas carreiras prosperem.

Pense como um CEO e se pergunte: Como ganharemos dinheiro e seremos rentáveis dando aos clientes o que desejam?

Se conseguir mostrar aos clientes que o produto criará mais valor para eles, as vendas aumentarão. E, se mostrar à própria empresa que entende os elementos que lhe darão mais valor, será promovido.

Como todo CEO sabe, nos negócios há marcos anuais, trimestrais, semanais e até diários, mas não existem linhas de chegada. Os lideres precisam apresentar resultados com frequência, de forma incessante e sistemática, tendo em vista que isso estimula a organização, desenvolve confiança e gera recursos para que ela siga em frente.

Quanto a execução que é a arte e a disciplina de garantir a realização do trabalho. Pessoas brilhantes detestam fazer o acompanhamento. Além de considerarem isso um ato de micro gestão, julgam como perda de tempo e confiança o fato de trem que verificar o trabalho dos subordinados.

Mas o acompanhamento é necessário para você se assegurar de que suas palavras foram bem entendidas e que o progresso vem sendo alcançado.

Algumas pessoas não conseguem se decidir. Como as empresas são formadas por pessoas, o mesmo vale para certas empresas – e, como resultado, o desempenho é prejudicado.

Há uma busca honesta por alternativas e descobertas novas, de modo que perguntas como “O que não estamos fazendo?” atraem as pessoas e sinalizam a disposição do líder de ouvir a todos, criando um ambiente seguro ara se analisarem ideias novas e se repensarem as antigas.


Fonte de consulta e inspiração: Livro “O que o CEO que que você saiba” no qual super recomendo para todos, independente de qual cargo esteja.


Outros artigos relacionados ao assunto:

Não tenha Medo de se Destacar - Tenha Medo de se Misturar

Como os Inconformistas mudam a si e o Mundo

Como uma pessoa pode mudar a consciência de uma organização


Raimundo Ribeiro

Executivo da área comercial, Educador Executivo, Master Practitioner em PNL e apaixonado por: Liderança e sua essência; Desenvolvimento de pessoas na sua vida pessoal e profissional; Negociação e Vendas; Psicologia e leitura de livros; Palestrante Provocativo e Inspiracional.

Estou à disposição, quer saber mais? Que tal mandar uma mensagem e/ou me seguir no Linkedin ou Instagram:

Heloise Bordes

Gerente Comercial na Gedisa Energia | Desenvolvimento de negócios, Gestão de Parcerias

1 a

Excelente!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos