O que trouxe você aqui não levará você lá.
Exponencial! Essa é uma das palavras mais faladas neste momento. Diariamente vemos e ouvimos os casos de Covid_19 crescer exponencialmente.
Esse movimento de disrupção e exponencialidade já acontecia em diversos mercados, vejamos a música, por exemplo.
No início, fazer o download de uma música na internet não era uma boa experiência, as vezes elas vinham cortadas, com ruídos e o processo era lento. As empresas que vendiam Cd’s pensavam: “esse negócio de música digital não vai ficar bom nunca, podemos ficar tranquilos porque comprar o cd é sempre o melhor cenário”.
Só que essas empresas não perceberam que a tecnologia estava ficando cada vez melhor e então em um determinado dia, Steve Jobs anuncia: “A partir de agora você pode fazer o download de uma música tão boa quanto o CD por 1 dólar cada".
Neste momento acontece o efeito GOOD ENOUGH, onde o digital fica tão bom quanto o analógico e é neste momento que a disrupção acontece.
Tempos depois nasce o Spotify e oferece todas as músicas do mundo por apenas R$ 14,90 mensais. Nesse momento acontece a destruição de toda a cadeia de produção, distribuição e vendas de CD’s.
Podemos observar esse fenômeno acontecendo em diversos setores do mercado e é justamente esse o momento que estamos vivendo. Porém não é simplesmente incluir uma tecnologia na operação, não é apenas criar um aplicativo de vendas online ou pensar em políticas de trabalho remoto.
Essa realidade exige um novo modelo de negócios e uma nova forma de gerir as organizações. Por isso, as habilidades que fizeram você e sua empresa chegarem até aqui, não serão as mesmas que os levarão para a próxima estação.
Resolução de problemas complexos, criatividade, inovação, inteligência emocional e análise de dados são algumas das habilidades que fazem parte deste novo mindset de negócios.