O que um filme infantil pode nos ensinar sobre liderança no mundo corporativo?
Sing - Quem Canta Seus Males Espanta

O que um filme infantil pode nos ensinar sobre liderança no mundo corporativo?

Ontem assisti o filme Sing - Quem Canta Seus males Espanta, e além de muitas risadas, a animação faz provocações sobre pontos importantíssimos que vivemos diariamente no mundo dos negócios.

(contém muitos spoilers) 

O enredo da história é marcado por um coala empreendedor que herdou um teatro do seu falecido pai, e ao ver o negócio falindo resolveu criar um concurso musical. Por um erro de digitação ofereceu um grande prêmio que não podia pagar, mesmo assim viu essa como a última tentativa de trazer futuras receitas com o evento e cobrir as suas dívidas. 

Ao se deparar com um número muito maior de candidatos do que estava esperando, o coala se entusiasmou com o resultado, mas também levou mais tempo que o esperado para selecionar os melhores talentos para compor o concurso. Alguns com grande aptidão e muito mais preparados, outros com grandes talentos mal desenvolvidos.

Depois da seleção e preparação desses candidatos para o grande dia, um acidente faz o prédio do teatro desabar, e os sonhos de todos os envolvidos desabam da mesma forma.

Sem teatro, sem premiação à vista, e com dívidas até o pescoço, o coala empreendedor desaba em tristezas e pensa em desistir do negócio. E aí a reviravolta acontece: os candidatos organizam um novo musical, sem prêmios, sob as cinzas do teatro, e em meio ao talento e vontade dos candidatos o evento supera as expectivas, cai nas graças do povo, e pra finalizar o teatro recebe um investidor-anjo que faz um aporte financeiro para a reforma do espaço e quitação da dívidas.

Ensinamentos do filme sobre o mundo corporativo

1 - Um time com grande habilidade técnica pode ser fácilmente superado por um time com propósito e paixão. Na dúvida, escolha por candidatos mais aderentes a sua cultura, habilidades podem facilmente melhoradas, valores não.

2 - Não é balela! A busca pelo lucro muitas vezes nos cega, o foco tem que ser na perfomance e empenho, resultado sempre será consequência.

3 - Coachability não é só mais uma palavra da moda. Feedback é ouro! Quanto mais você está aberto a receber, mais crescerá.

4 - Erros humanos acontecem, precisamos estar preparados para eles e resolver de forma ágil. Sentimento de culpa não ajuda ninguém a evoluir.

5 - Um time de alta-perfomance não-necessariamente necessita de uma grande recompensa como alvo para atingirem os seus objetivos com excelência. Propósito é a chave da motivação, é o real porquê.

Espero que tenham curtido essa mini resenha do filme Sing, e mesmo com tantos spoilers tenho certeza que irão gostar muito de assistir. Se já assistiu, me conta nos comentários ou inbox sobre o que achou :)

Abraços,

Gustavo F.

#Liderança #Coachability #Sing

Quando o olhar profissional faz toda a diferença no seu trabalho. Parabéns

Evaniete Barbosa

Gerenciamento de Processos | Experiência do Empregado l Operações de RH | Gerenciamento de Processos | Melhoria Contínua

5 a

Incrível o comparativo. Parabéns !!!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos