O que um Programa de Liderança pode trazer como aprendizado

O que um Programa de Liderança pode trazer como aprendizado

Recentemente conclui um programa de treinamento voltado para o estilo de Liderança Servidora, e não pude deixar de notar como toda essa história gerou profundas reflexões pessoais.

Tive a oportunidade de relembrar alguns conceitos que trabalho quase que diariamente na minha profissão - crenças, valores e modelos mentais. O que nos faz tomar decisões frente à algumas situações, e em outras permanecemos em dúvida, sem conseguir decidir por qual caminho seguir?

A neurociência traz diversas explicações sobre isso, entre elas a elasticidade do cérebro e nossa capacidade de aumentar a atividade neural através de ações que tomamos como usar boas estratégias, fazer perguntas, ter uma boa alimentação e hábitos saudáveis. Em particular, gosto de uma teoria de um grande estudioso clássico da psicanálise que nos alerta sobre nossa forma de criação e medos.

Pare pra pensar e reflita sobre seus valores - eles são similares aos de quais pessoas que você conhece? Provavelmente de parentes e amigos próximos como pai, mãe, tios, avós e amigos de infância. Mas eles realmente são aquilo que você acredita? Ou se você tivesse a oportunidade, mudaria algum deles?

Aí é que entra a "graça" do jogo: você pode mudar!

Por diversas vezes ouvi aquela frase batida "se não muda no amor, muda na dor", mas sempre tive uma pulga atrás da orelha em relação à ela. E essa dúvida reapareceu por algumas vezes ao ouvir uma grande mestre, que tive a honra de ser aluna, citar um grande estudioso - "Quando a dor de mudar a situação atual for maior do que a dor de permanecer nela, a pessoa continuará no conflito. Mas quando a dor de permanecer na situação atual for maior do que a dor de muda-la, então ela se movimentará para sair do conflito".

A frase é complexa e tive que parar pra pensar nela algumas vezes, mas fez total sentido. Quantas vezes não nos pegamos pensando em desistir de uma ideia porque era mais fácil continuar da forma que nos encontrávamos, simplesmente pelo medo do desconhecido ou de não conseguir mudar?


"Não existe uma verdade única, assim como existe apenas um ser humano."


E o que fazer em momentos como esse, que nos paralisam e nos fazem permanecer em situações desconfortáveis? Escolhas! Opte por aquilo que verdadeiramente lhe faz feliz.

As mudanças são possíveis e necessárias, e elas acontecem de dentro pra fora (com bastante reflexão), e como mencionei antes, talvez de forma dolorosa. Apesar disso, as mudanças trazem muitas aprendizagens.

Então, caros colegas, termino essa reflexão dizendo que Experiência é somente Experiência. Somos nós que colocamos os sinais de negativo ou positivo na frente da palavra. Erros e acertos fazem parte da nossa história humana!

Abraços acolhedores!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos