Coragem para ser o que se é e fazer o que se faz
Ontem a noite tomei uma decisão!
Estava eu acompanhando um live de uma profissional especialista que bomba no linkedin com seus textos e conteúdos, que por sinal, são muito bons, eu acabei ouvindo algo que me tocou. Talvez eu já tenha ouvido isso antes, mas ontem, naquele momento, a frase "Toda pessoa tem uma história única para contar" bateu na minha alma como um chamado... Obrigada Flávia Gamonar por isso!
No exato momento, passou um filme da minha vida profissional em frações de segundo na minha mente. Foi quando eu parei e pensei... "Caramba, eu já uso a minha vivência para ajudar meus clientes, porque não levar isso as pessoas que me seguem aqui no LinkedIn?" E cá estou eu, decidida a começar compartilhar com vocês minha história de dor e de vitória. Confesso que meu amigo Alberto Goulart deu um empurrãozinho, sabe aquele apoio moral que às vezes a gente precisa ter?!
Se eu conseguir impactar você, ou alguém que você conheça com algo que possa fazer a experiência profissional ser um pouco mais leve, se você se sentir compreendido, sentir que não está sozinho, já me sentirei feliz e realizada. Mas confesso que eu realmente acredito que posso ajudar muito mais do que isso.
Sabe, ontem em uma conversa de negócios, com um amigo e parceiro, Rodrigo Viriato ele me perguntou: "- Vivi, porque você não começa com os jovens para que eles iniciem suas carreiras com essa mentalidade profissional?" Na hora, achei que não fazia muito sentido, porque eu gosto muito, e põe muito nisso, de ajudar executivos, sejam eles donos de micro e pequenas empresas, ou seja um gestor de uma grande corporação. Mas pensando bem, estar aqui conversando com você, me permite atingir esses jovens também. E quem sabe, a minha história os ajude a evitar erros na vida profissional deles? E que desde cedo, eu possa plantar a sementinha da liderança neles pensando no tipo de liderança que quero ver nas empresas e no nosso país no futuro?
Um dos motivos de eu estar aqui é porque algumas coisas parecem meio utópicas quando falamos de teoria x prática, como por exemplo, falar que desenvolver liderança gera resultado financeiro no negócio ou que desenvolvimento de um profissional pode trazer inovação ou ainda viver de coaching no Brasil quando vemos nas manchetes que Coaching será crime no país!
Aposto que tem muita gente arregalando os olhos e falando, ela é louca por falar isso! Já me sugeriram mudar o nome da minha empresa, o nome dos meus programas e não usar o Coaching como bandeira de qualquer comunicação ou ação que seja. Sabe o que eu digo sobre isso?
Meu profissionalismo e minha convicção, me impedem! Meus resultados, os resultados dos meus clientes me impedem. Se eu esconder o meu método, o meu trabalho, as minhas técnicas debaixo de uma mesa, como seria possível eu ajudar os profissionais que me acompanham? Minha história, tanto a parte boa quanto a parte frustrante, tem a ver com o que eu faço hoje. Se eu esconder o que eu faço, eu estaria escondendo a mim mesma!
Coragem?! Talvez sim, sou extremamente medrosa, embora não pareça. Você que me conhece, se surpreendeu com essa neh?! Mas uma coisa eu tenho plena convicção: existe uma força dentro de mim que me faz sentir esse desejo latente de encarar esses desafios. Uma voz interna me diz: “Vai Viviane, conta a sua história, porque vidas serão impactadas!” E cá estou eu, me permitindo vivenciar uma experiência, um tanto vulnerável sim, mas que pode fazer a diferença na vida de alguém!
Congrats, Viviane!!! seguir o coração certamente transforma ideias em grandes feitos. Abraços!
LATAM Quality Manager
5 aCoragem!!! Teu texto ficou muito bom e certamente fará a diferença na vida de muita gente! PARABÉNS pela iniciativa e por decidir FAZER!
Engenheiro Civil
5 aExcelente texto! A vulnerabilidade quando bem usada, abre portas, principalmente as do coração! Siga em frente...✨
MBA | Escola Paulista de Direito | Presidente da Comissão de Direito Digital e Compliance da 166ª Sub. OAB/SP em Vinhedo
5 aMuito bom
Seja a referência em sua área / Posicionamento, conteúdo, influência e negócios no LinkedIn / Prof. Mestra e Mentora / Instrutora oficial LinkedIn Learning / Autora Unique Stories / MBA Tech para negócios / Prof. MBAs
5 aAdorei!!!