O que vai te ajudar mais? Conhecer seus pontos fortes ou fracos?

O que vai te ajudar mais? Conhecer seus pontos fortes ou fracos?

Muitas pessoas podem ler essa pergunta e dar uma resposta rápida enfatizando o foco nos pontos fracos.

A nossa sociedade focou na premissa de que devemos exterminar de vez os pontos fracos fixando nossas atenções na culpa e no fracasso pelas falhas cometidas com origem nos pontos fracos.

Mas para se destacar na área que escolheu e encontrar a sua satisfação profissional, precisa entender os seus padrões ligados aos pontos fortes, pois são eles que o levarão para um outro nível de execução e excelência no que faz.

Não digo que você deva ignorar os pontos fracos, tomar consciência e atitudes sobre eles demonstra maturidade e autorresponsabilidade. Mas as pessoas gastam muita energia neles e acabam deixando de potencializar seus pontos de destaque e perdem motivação.

No livro “Descubra seus Pontos Fortes” de Marcus Buckingham e Donald O. Clifton, os autores trouxeram essa vertente e apresentaram estudos do Instituto Gallup que apresentou resultados significativos e que demonstram que as empresas que investem em mobilizar os pontos fortes dos colaboradores tornam-se mais poderosas e mais fortes. Esta pesquisa foi realizada para mais de 1.700.000 funcionários em 101 empresas de 63 países.

Veja esses números que os autores obtiveram através destas pesquisas:

"Somente 20% das pessoas que atuavam em grandes organizações acreditavam utilizar seus pontos fortes todos os dias. E um fato mais interessante, quanto mais tempo o funcionário permanece dentro de uma organização e quanto mais alto chegavam em sua escalada na carreira, com menor frequência concordavam que seus pontos fortes estavam em ação. Saber que as empresas estão operando somente com 20% da sua capacidade é uma tremenda oportunidade."

Agora imagine se expandíssemos esse percentual para 40%, 60% ou até 80%, como seriam as organizações?

Este estudo foi realizado há cerca de 10 anos e eu pergunto o que mudou nesse tempo? O que evoluímos em questões de avaliação e estruturas organizacionais?

O meu convite aqui é para você profissional que busca a sua evolução e o alto desempenho. Faça uma reflexão sobre o quanto hoje você opera em suas atividades utilizando seus pontos fortes. De fato a atividade que você realiza promove estes pontos fortes ou enfatiza mais os seus pontos fracos?

Não podemos aceitar atuar de maneira mediana em nossa vida profissional. Dizendo assim: "Eu mais ou menos gosto do que faço, mais ou menos realizo bem o que faço e mais ou menos tenho resultados".

Agora como explicar por que isso ocorre? Por que existe essa dificuldade em posicionar bem as pessoas?

Existem algumas premissas que enfatizam as empresas a atuarem desta forma:

  • Acreditar que o profissional pode ser competente em quase tudo;
  • E que as grandes oportunidades de desenvolvimento estão em analisar e trabalhar os pontos fracos.

As empresas generalizam a forma de atuar e desenvolver os colaboradores, mas cada um tem uma combinação diferente de habilidades e características. Além das empresas gastarem mais tempo e recursos de treinamento buscando "tapar os buracos" nas habilidades ou competências. O plano de desenvolvimento é construído ao redor destas "áreas de oportunidade".

Ao atuar nos pontos fracos, os autores utilizam um termo muito interessante que nos permite ver o grau de dedicação e atenção que devemos colocar nesses pontos que chamam de "Zona do Prejuízo". Se você atua em um ponto fraco, apenas para sair de uma situação que o prejudique a avançar, ótimo! Porque o restante da sua energia e dedicação deverão ser aplicadas ao que você tem de mais valioso, aí sim você conseguirá se destacar no mercado, na sua atividade profissional, se tornando único naquilo que faz.

E ainda mais, com esse direcionamento, você irá não só atuar com mais dedicação e amor, como promoverá grandes resultados.

A lição tirada deste estudo é o seguinte: "Tire proveito dos seus pontos fortes e administre os pontos fracos". E é isso que você deve realizar.

Recomendo que leia a obra toda, que apresenta um conteúdo muito rico e traz grandes insights, para buscarmos ser melhores em nossa atividade profissional e atingir a alta performance.

Artigo original www.falbuquerquecoach.com/blog

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Fernanda Albuquerque

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos