O que vem por aí para as pequenas empresas?

O que vem por aí para as pequenas empresas?

Focar naquilo que você pode controlar para crescer é mais do que nunca um diferencial, acredite.

Sem dúvida, as pequenas empresas enfrentaram vários desafios nos últimos meses, e dizer que estes são tempos sem precedentes, neste momento é um eufemismo enorme. Em vez de insistir nos impactos do COVID-19, no entanto, penso que seja mais  útil olhar para o que vem por aí.

Nos negócios, como na vida, planejar com antecedência é sempre uma boa ideia, e mesmo tendo pela frente uma enorme montanha,  um gerenciamento eficaz pode evitar a disrupção em sua empresa. Todos sabem que o  caminho que vem pela frente não é fácil. No entanto, agir é melhor do que esperar.

E esperar por uma vacina,  um estímulo governamental ou qualquer outra coisa que não esteja sob seu controle, não vai fazer bem à sua empresa, tenha certeza. Portanto, concentre-se no que você pode fazer, não no que não pode, e você se sentirá mais preparado para enfrentar qualquer obstáculo.

O momento atual

Empresas de todos os tamanhos já tiveram que fazer uma rotação como resultado do COVID-19. Mudaram para formatos online e implementaram protocolos de segurança e limpeza rigorosos, ao mesmo tempo que tentavam manter os funcionários na folha de pagamento e os clientes satisfeitos.

Infelizmente, nem todas as empresas sobreviveram a esses tempos difíceis, e provavelmente outros também morrerão nos próximos meses.

No entanto, ao mesmo tempo, muitos estão fazendo o que for preciso para passar para o outro lado. Em muitos casos, fazer “o que for preciso” significa uma mudança completa na forma como fazem negócios.

A maioria das  pequenas empresas no Brasil e no mundo, precisarão fazer mudanças extremas para sobreviver”, afirma a consultoria de negócios McKinsey & Company.

“Os temas gerais são, independente do porte da empresa, são os mesmos: proteger a saúde e a segurança de funcionários e clientes, adaptar modelos de negócios, investir em talento e tecnologia e ajustar as  práticas de trabalho.”

O que está em seu controle?

As pequenas empresas, que carecem dos bolsos dos fundos de investimentos e polpudas sobras de caixa, naturalmente terão de fazer mudanças com menos capital de giro.

E diante de margens estreitas, serão tentadas a cortar custos e orçamentos em qualquer coisa que seja vista como uma despesa desnecessária. Eles podem não estar dispostos a investir nos recursos adequados necessários para sobreviver à pandemia ao longo do que resta neste ano e no que vem pela frente...

Aqui na YUNKI, vimos em primeira mão o que aconteceu quando as empresas decidiram que marketing e tecnologia não valem o investimento. Considerando que eles podem ter um grande número de seguidores nas redes sociais e altos níveis de envolvimento nas redes sociais, seus números despencaram rapidamente quando pararam de investir em marketing de mídia social.

 Por outro lado, as empresas que colocaram o marketing e a tecnologia no topo de sua lista de prioridades orçamentárias viram seus números crescer. Não podemos enfatizar o suficiente, como é importante manter seu marketing em meio à pandemia. Com o uso da mídia social em alta, você não pode se dar ao luxo de "pausar" essa área de seu negócio.

Embora não possamos prever exatamente o que está por vir para as pequenas empresas, podemos dizer com certeza que a mídia social e a tecnologia continuarão a desempenhar papéis importantes. Se você fizer os investimentos necessários nessas áreas, certamente você estará mais bem preparado e sentirá que está retomando algum controle em seu negócio.

O marketing nas mídias sociais e a tecnologia usada para gerenciar sua presença online estão ao alcance de todos os proprietários de pequenas empresas. Embora possa parecer opressor, pensar sobre como abordar seus clientes através das mídias sociais, é um caminho sem volta para os pequenos negócios, e fundamental para a sua empresa prosperar.

Algumas dicas importantes para sua empresa crescer com as mídias sociais:

• A necessidade mais urgente para pequenas empresas agora é de produzir conteúdo genuíno. E as mídias sociais são o caminho natural para distribuir esse conteúdo e se conectar com seu público.

• Terceirizar a produção de conteúdo para mídias sociais pode fazer sentido para proprietários de pequenas empresas ( que muitas vezes estão ocupados em muitas funções), porém o uso de plataforma de gestão adequadas são fundamentais;

O Google meu negócio é mais do que nunca, fundamental para que você seja encontrado por seu público-alvo, invista nele!

Agora é a hora de se preparar para 2021. Sua melhor aposta? Fique engajado.

 Marcos Cordeiro é CEO&FOUNDER da YUNKI


Erasmo. Santana

Especialista na Contratação e na Gestão de Planos de Saúde para empresas

4 a

Excelente artigo Marcos, parabéns!

Mauricio Siqueira

CEO CASACOR RIBEIRÃO PRETO e FOUNDER e CEO SIQ MARKETING, palestrante, board member e consultor estratégico.

4 a

Muito bom Marcos Cordeiro !!!

Mauricio Siqueira

CEO CASACOR RIBEIRÃO PRETO e FOUNDER e CEO SIQ MARKETING, palestrante, board member e consultor estratégico.

4 a

Muito bom Marcos Cordeiro !!!

Haroldo Eiji Matsumoto

Sócio da Prosphera Educação Corporativa - Crescimento da empresa através das áreas de mkt, rh, finanças e processos.

4 a

Muito bom o artigo Marcos, realmente é hora de avançar e não esperar algum tipo de ajuda, pois certamente não virá a tempo de salvar a empresa.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Marcos Cordeiro

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos