O que você faz com as adversidades?
Existem alguns profissionais que insistem em se esconder atrás de um líder irresponsável, líder este que por despreparo ou por características psicológicas, sentem prazer em expor, maltratar, ignorar, entre outros, os seus colaboradores.
Este colaborador tem algumas opções:
· Aceitar entrar no papel de vítima, reclamando, lamuriando, chorando, brigando com todo mundo, se anulando... enfim tudo que pode leva-lo para o adoecimento ou demissão.
· Pode ainda não entrar no papel de vítima e assumir a responsabilidade sobre a situação, procurando aprender com ela e a como lidar com líderes com esta característica, afinal é mais comum do que parece,
· Pode não ser vítima e escolher seus próximos passos para sair da situação.
· Pensa em uma estratégia em como se livrar do líder e alçar novos voos, fazendo do limão uma limonada.
Ficar na reclamação e no adoecimento, por incrível que pareça é o mais comum, pois existe uma grande dificuldade por parte dos profissionais em enxergar os comportamentos de vitimização ou pedir ajuda para que o tirem deste ciclo vicioso.
Se você se sente angustiado, irritado, bravo com as pessoas ao seu redor... pergunte-se por que estou neste estado? Qual é o preço por isto? Vale à pena?
Reflexão baseada na obra O princípio de Oz e em minha experiência como coach de executivos nos últimos 13 anos.
www.coachmelissacampos.com