O que você fez durante o período em que estava fora do mercado?

O que você fez durante o período em que estava fora do mercado?

É comum que, por razões diversas, as pessoas fiquem fora do mercado de trabalho por um tempo. O recrutador às vezes percebe isso ao analisar o CV e pergunta ao candidato na hora da entrevista o que ele fez no período que estava fora do mercado. Geralmente as pessoas não sabem o que responder nessa hora.

Acho interessante frisar que o momento de busca por recolocação envolve uma série de outras coisas que não afetam apenas a vida profissional. Geralmente essa é uma fase de reflexão não só dos rumos que queremos dar às nossas carreiras, mas também em que direção segue a nossa vida.

Esse período costuma ser angustiante, especialmente para aqueles que estão há algum tempo em busca de uma nova oportunidade, mas demoram a consegui-la.

Em uma conversa com uma amiga Headhunter, refletimos exatamente sobre isso. Alguns profissionais acabam mostrando desânimo ao relatar sobre o seu período em recolocação e acabam não conseguindo dizer o que fizeram de mais produtivo nesta etapa de pausa. Muitos respondem que no período de quase dois anos afastados do mercado de trabalho usaram o tempo disponível apenas para procurar emprego.

Se, ao ser questionado sobre o que fez enquanto buscava recolocação, o candidato simplesmente se lamenta e alega ter ficado todo o tempo em busca de uma oportunidade, ele em nada se diferencia da maioria.

Talvez você pense que não é relevante contar ao recrutador o que você realmente fez. Está enganado. Se fez trabalho voluntário, reformou sua casa ou aproveitou o tempo para fazer um check up, esteja certo de que o headhunter vai ficar satisfeito com a resposta, fez cursos gratuitos, leu mais de 10 livros, cuidou da saúde, alimentação e por aí vai deve enfatizar isto e contar ao recrutador. Mostra que você foi sábio para usar o tempo de pausa que a vida lhe deu de presente.

Com estas informações o recrutador saberá que você direcionou seu tempo para ajudar outras pessoas, que teve iniciativa para cuidar do seu patrimônio, expandiu sua mentalidade ou que zela pela sua saúde, aproveitando a oportunidade para cuidar do seu corpo.

Saber o que você fez enquanto buscava se recolocar ajuda o recrutador a entender como você lidou com essa fase da sua vida. Com certeza você não buscou o desemprego, mas ele aconteceu. Então é importante valorizar o que foi feito paralelamente ao processo de busca por trabalho. Conseguir se manter focado, produtivo e disponível para aprender no período de recolocação mostra o quanto você sabe lidar com pressão e manter o olhar apreciativo das coisas.

Cuidado para não desvalorizar o ato de procurar emprego. Sabemos que isso toma tempo do seu dia, mas não use a frase “eu só procurei emprego”. Parece que você passou longos meses apenas fazendo isso e sabemos que esta não é bem realidade. Normalmente aproveitamos que temos mais tempo livre para tocar outros projetos.

Outra coisa: use o período de desemprego para reinventar e busque mais qualificação. A internet tem muito material gratuito e de ótima qualidade. Então não perca a oportunidade de se atualizar. Isso pode lhe ajudar a conseguir o emprego que tanto busca. Inclusive pode incrementar o seu Currículo com os cursos gratuitos que fez pela web.

Já ouviu falar de resiliência?

É a capacidade que as pessoas têm de superar as dificuldades que surgem pelo caminho, resistindo às pressões ou superando os obstáculos, quando preciso.

Alguém um dia disse que o que não mata fortalece. Então, se usado com sabedoria, o período de desemprego pode fortalecer suas competências. O maior investimento que você pode fazer nesta fase tão angustiante da sua vida é no seu crescimento pessoal e profissional, que talvez por falta de tempo no passado nunca conseguiu se dedicar com afinco.

Que recrutador não aprecia essa habilidade em um candidato? Então não se lamente porque está buscando trabalho há algum tempo. Faça do limão uma limonada e torne esta experiência algo positivo em sua vida.

Isso dá a quem está conduzindo o processo seletivo a certeza de que se a empresa passar por momentos difíceis, você não irá “abandonar o barco” na primeira oportunidade porque sabe que a tempestade passa.

E você, como está usando o seu período "fora" do mercado?

Tais Targa - Top Voice LinkedIn

Psicóloga, Coach, Mestre em Educação, Job Hunter, Especialista em Recolocação e Carreira. Reconhecida como uma das 15 brasileiras que mais influenciaram o LinkedIn em 2016 – LinkedIn Top Voices. Vlogueira, viciada em redes sociais e empreendedora. Diretora da empresa TTarga Carreira e Recolocação e colaboradora de conteúdo na RIC TV - Record PR.

Minha missão de vida é fazer com que você conquiste o emprego dos seus sonhos.

Leia meus textos no Linkedin – Clique aqui e veja meu canal no Youtube.

Cadastre-se na minha lista VIP e receba conteúdos exclusivos sobre Recolocação, LinkedIn, Carreira, Vagas e Empregos. Ainda é grátis.


Anieli Lima Rigotti

Massoterapeuta | Especialista em Bem-Estar Físico, Mental e Emocional | Saúde e Qualidade de Vida

5 a

Excelente artigo Tais Targa, estou em recolocação e também estou aproveitando esse tempo para cuidar um pouco de mim, estou lendo livros sobre gestão emocional, curtindo minha família minha casa, breve estarei na ativa novamente. Grata!

Amanda Correia

Head de Logística | Customer Service | Supply Chain | Operações | Logistics | S&OP | Warehouse | Centro de Distribuição

6 a
José Nelson Equenha

Commercial | Artistic Career Manager | Mastermind |

6 a

o Texto relata claramente a fase que estou a passar a nível pessoal e profissional. obrigado Tais Targa pela reforço emocional. um abraço

Muito inspirador. Principalmente para as mulheres que param muitas vezes para cuidar da família, educar seus filhos, cuidar da casa e quando vê! O tempo passou, todos se resolveram... E você? Estou passando por essa renovação e seu texto me inspirou em cada vírgula. Obrigada. 🙏❤️

Marília Marcatti

Secretária Executiva │ Assistente Executiva │ Secretária Executiva Bilíngue │ Assistente de Diretoria │ Assistente Administrativo

6 a

Excelente texto. Pensei na resposta antes de ler e se encaixou exatamente com o que o que eu responderia.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos