O que você precisa PARAR de fazer se quiser bater meta

O que você precisa PARAR de fazer se quiser bater meta

Eu lembro até hoje de um post que fiz há 10 anos onde eu dizia:

 ME DESCULPEM, MAS ESTOU NO ÚLTIMO TRIMESTRE DO ANO.

O que eu queria que as pessoas entendessem com aquele post era:

Se o assunto que você tem comigo não for me ajudar a bater minha meta,  muito provavelmente eu não vou te responder.  Faltam apenas 3 meses para o ano acabar, sou diretora comercial e nada é mais importante nesse momento do que dedicar todos os meus esforços para entregar o resultado do ano. 
Com amor,
Carol        

Eu precisava entregar 30 milhões naquele ano. Alcançamos 94% do resultado, ficamos todos exaustos e frustrados, mas aprendi uma lição que mudou minha vida:

TRABALHAR MUITO É DIFERENTE DE TRABALHAR CERTO. 😬

A pressão por resultados acaba embaçando nossas ideias e, por vezes, intensificamos ações que não fazem sentido. É comum que a área de vendas esteja mais acelerada do que nunca, tirando "leite de pedra" para contribuir com os resultados trazendo novos negócios, seja com novos clientes, seja com clientes antigos.

Muitas vezes, espera-se que aquilo que não foi feito em 9 meses seja feito nos últimos 3. Acontece por ai?

Como alguém que vive esse rolê intensamente há 23 anos, eu vou dar uma dica talvez um tanto inusitada do que fazer para bater sua meta do ano aproveitando melhor esse último trimestre. A dica é:

PARE!!!!!

  • Pare de pressionar sem apoiar;
  • Pare de acelerar se você não tem certeza da direção;
  • Pare de focar somente no curto prazo e comprometer os resultados do médio e longo prazos;
  • Pare de acreditar que só você está certo;
  • Pare de tomar decisões apenas considerando histórico;
  • Pare de subestimar a experiência, as informações e até mesmo as queixas do time.

“Nossa Carol! Achei que você era mais agressiva em vendas”.

Povo desse lugar, em vendas a gente não precisa de agressividade, e sim de inteligência.

Definitivamente, a essa altura do campeonato, o que menos precisamos é deixar a estratégia ceder lugar para a pressão.

PARANDO DE FAZER O QUE NÃO AGREGA, VOCÊ TERÁ TEMPO PARA FAZER O QUE FARÁ A DIFERENÇA NOS SEUS RESULTADOS

Aproveite que o mês acabou de começar e pare para fazer algumas análises:

  • Qual perfil de cliente tem mais potencial de comprar agora?
  • Que produtos ainda nos ajudarão a bater a meta desse ano?
  • Quais táticas fazem sentido num momento em que todos estão atordoados tentando bater suas próprias metas? Como você pode ajudar seus clientes a baterem as metas deles?
  • Quais são os canais de maior tração?
  • Que tipo de leads queremos, onde encontrá-lo e como abordá-los?
  • Quais ações merecem mais atenção, o que vamos deixar de fazer para focar no que tem que ser feito?

🧐🧐🧐

 Reúna o time e colete suas percepções. Peça sua opinião. Sugira que compartilhem o que está dando certo e seus aprendizados até aqui.

Envolver as pessoas na tomada de decisão é a melhor maneira de obter seu comprometimento e, consequentemente, seu engajamento.

 Eu poderia estar aqui tentando te vender uma palestra para sua convenção de fim de ano, prometendo mudanças rápidas numa imersão de fim de semana, ou te apresentando minha mentoria, mas meu compromisso primordial é ajudar você a BATER SUA META e eu tenho certeza de que você e o seu time são as melhores pessoas para decidir COMO fazer isso e FAZER ISSO. 🤩

Talvez sua meta até esteja batida ou quase batida. Talvez a situação esteja tão difícil que você já perdeu as esperanças. Não importa: se você começar agora, o ciclo passará de vicioso para virtuoso.

Lembre-se:

Meta é piso, não teto. Meta é drive, não destino. 🚀🚀🚀🚀

Segundo o Panorama de Marketing e Vendas 2024 da RD Station, 74% das empresas não bateram suas metas em 2023. Dá pra culpar o mercado, o cenário macro econômico, o board que promete coisas insanas pro acionista e não considera os desafios da execução? Dá, mas não vai fazer diferença. Depois que a gente aceita a meta, nosso desafio é fazer acontecer.

 Pegue fôlego, ajuste a rota, alterne as posições e, ai sim, acelere. Estamos na reta final do ano e a largada foi dada 9 meses atrás.

#BORABATERMETA

Aquele abraço,

Carol Manciola

Se você quer receber dicas diárias de vendas, siga nossa página CONECTAS

 

Leonardo Rischele

Top Management Consulting Voice do Linkedin I Consultor Sócio de Gestão | Conselheiro Executivo | Autor e Palestrante | Gestão Estratégica

2 m

Excelente Reflexão

Ricardo Amado de Castro

Gestão Comercial | Novos Negócios | Key Account | Executivo de Negócios B2B, B2G, B2C, Telecom/TI, Transformação Digital, Energia Renovável, Iluminação LED

2 m

Muito bom, muito bem Carol Manciola , Show! Seja bem isso aí!! Bora Bater Meta! Avante!!

Bruna Pastore

Head de Gente & Gestão na Farm Rio

2 m

Muito bom, Carol!

Miguel Noronha Feyo

Líder em Experiência e Sucesso do Cliente | Expert em Estratégias de Lealdade e Inovação

2 m

Esse texto traz reflexões profundas sobre a pressão por resultados e a importância de uma abordagem estratégica em vendas. É fácil se deixar levar pela urgência dos últimos meses do ano, mas a verdadeira eficiência vem de uma pausa reflexiva. A mensagem de Carol destaca que trabalhar intensamente não necessariamente significa trabalhar de forma eficaz. A importância de priorizar o que realmente agrega valor e ouvir as vozes da equipe é fundamental para alcançar as metas desejadas. Ao envolver os colaboradores no processo de tomada de decisões, não apenas se aumenta o comprometimento, mas também se cria um ambiente colaborativo que pode gerar insights valiosos. Pergunta provocadora: Como você tem equilibrado a pressão por resultados com a necessidade de uma abordagem estratégica em sua equipe? Quais práticas você implementou que trouxeram resultados significativos sem sacrificar a qualidade do trabalho?

Perfeito e bem pertinente para o momento!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Carol Manciola

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos