O que você precisa saber para comprar seu apartamento
Chegou o momento que você tanto esperou em sua vida: comprar o seu apartamento.
Depois de pensar muito, investir seu dinheiro, pesquisar bastante as opções disponíveis no mercado e escolher a localização perfeita, vem a dúvida: será que está tudo certo e estou mesmo tomando a melhor decisão? Afinal sempre ficamos inseguros quando o assunto é gastar nosso tão suado dinheirinho.
Estar atento aos detalhes é muito importante na hora de comprar seu apartamento, para não cair na famosa cilada de ótimo preço e infinitos reparos, que deverão ser feitos no imóvel após a compra.
Os proprietários geralmente leigos no assunto não tem muita noção das pegadinhas que o imóvel pode conter, e na maioria das visitas profissionais que faço à apartamentos recém comprados, acompanhada dos felizes novos proprietários, eu como engenheira percebo assim que entro no local os mais inúmeros problemas, o que muitas vezes deixa os donos frustrados por não terem percebido isso anteriormente a compra.
Então venho aqui hoje, para ajudar você que quer adquirir seu apartamento, mas não quer ser enganado e descobrir que vai ter que gastar absurdamente com reformas após a compra. Fique atento as dicas.
Verifique se o imóvel atende as suas necessidades
A compra de um apartamento é algo sério e nada barato. Desistir no meio do processo tem sérias consequências, como a perda do sinal pago por exemplo. Portanto enquanto estiver visitando os apartamentos disponíveis para a compra, pense com calma no seu objetivo, você quer um apartamento com quantos quartos? Você pretende fazer reformas pesadas como a retirada de alvenaria, abertura ou fechamento de portas, acréscimo de cômodos? Você pretende formar família enquanto estiver morando naquele lugar. Essas são questões muito importantes, principalmente por que reformas que envolvem movimento estrutural como retirada de paredes, podem custar caro em apartamentos, visto que nem sempre as paredes poderão ser removidas e nem sempre portas ou janelas poderão ser abertas ou fechadas, se for esse o caso, procure por apartamentos mais recentes, pergunte pelo ano em que o edifício foi construído, dê preferência para apartamentos nos últimos andares do prédio, isso tudo beneficia uma reforma futura, e claro, nunca deixe de consultar um engenheiro civil.
Leia atentamente a convenção de condomínio
Encontrou o apartamento dos seus sonhos e decidiu que irá efetuar a compra? Calma! Dê uma olhada na convenção de condomínio, ela pode conter detalhes cruciais para a sua decisão pela compra do imóvel, ali você vai encontrar as mais diversas normas sobre obras, custos, despesas e etc, e é muito importante ficar atento a esse detalhe, pois o que é decidido na convenção de condomínio é lei e não poderá ser desrespeitado após a compra.
Observe a estrutura do imóvel
O que é motivo de muito susto entre alguns proprietários é não ter conhecimento que alguns prédios são construídos em alvenaria estrutural, visto que quando isso acontece, nenhuma alteração por mínima que seja pode ser feita no apartamento ou pelo menos nas paredes que foram executadas com esse método, pesquise antes de comprar, peça a imobiliária ou ao sindico essas informações e se possível dê até uma olhada na planta original, peça orientação a um profissional se isso te fizer sentir mais seguro. Pois após a compra não existirá a possibilidade de “nossa, mas eu só queria mover essa porta de lugar”, com alvenaria estrutural não se brinca.
Fique atento aos detalhes
Muitas pessoas tendem a comprar apartamentos em edifícios muito antigos pois o preço tende a ser mais atrativo, mas cuidado! isso pode ser uma cilada e tanto. Edifícios muito antigos tem maior probabilidade a possuírem problemas patológicos como infiltrações, encanamento ruim ou em estado de deterioração, rede elétrica dando curto e outros, mas como geralmente o apartamento é pintado e limpo antes de ser mostrado aos futuros compradores, muitas pessoas não conseguem perceber com clareza indícios desses problemas.
Observe se as paredes estão úmidas ou com manchas ou até com bolhas, isso é um sinal claro de infiltração o que pode ser ocasionada por um encanamento estourado dentro da parede ou agentes externos, em áreas molhadas como banheiros e cozinha, isso pode ser notado através do revestimento, observe se existem placas de cerâmica que estão se soltando ou mais escuras que as demais.
Acenda as luzes e note se elas piscam, se tem fios pendurados pelo apartamento, teste algumas tomadas e principalmente veja o estado do quadro de energia, uma manutenção elétrica pode custar caro.
Vá ao apartamento em horários diferentes do dia, observe como o sol entra nos ambientes e principalmente em dias chuvosos se a água entra pelas janelas, isso pode indicar que a vedação das janelas não foi bem executada.
Caso você identifique alguma dessas coisas, mas ainda sim esteja muito interessado, vale a pena conversar com o sindico ou até pedir a um engenheiro que visite o apartamento com você para se assegurar que o empreendimento é seguro e investigue há quanto tempo existem os problemas detectados e como os responsáveis pela administração do condomínio pretendem resolvê-los.
Após essas dicas, garanto que você vai visitar o seu futuro apartamento com mais segurança, e caso tenha mais alguma dúvida, converse comigo diretamente pelo instagram @kathreinoliveira ou @oligonengenharia ou por e-mail em oligonengenharia@gmail.com, terei o maior prazer em ajudar. E claro, nos siga no insta, nossas dicas por lá são semanais.