O recheio e o fermento: uma questão de perspectiva?
Hans Braxmeier por Pixabay #descreviprávocê Mãos enfarinhadas amanssam um pão multigrãos.

O recheio e o fermento: uma questão de perspectiva?

Claro que receber elogios é mais gostoso do que receber críticas. Contudo, dependendo de como encararmos a coisa, ser criticado(a) pode ser algo muito construtivo.

Seja na vida profissional ou pessoal, aqueles que têm coragem de fazer críticas construtivas (e, me arrisco a dizer, até mesmo aquelas com intenções de nos colocar para baixo) são os que nos mostram o caminho a seguir, nossos limites e limitações.

E aqueles que têm coragem de olhar de frente para alguém que lhe diz algo que você considera uma crítica aprendem a apreciar o docinho que fica na boca depois de tomar uma bebida amarga.

Uma vez fui visitar um amigo que estava inaugurando uma rotisserie. Ele me ofereceu um tipo de pão recheado, que era o carro-chefe do lugar. Estava delicioso. Após algum tempo, voltei ao local e pedi novamente o tal pão. O tempo tinha sido pouco generoso com ele: estava ressecado, massento e com pouco recheio.

Meu amigo, vendo que eu estava repetindo o pedido sugerido por ele na inauguração, ficou feliz e me perguntou se estava tão bom quanto da primeira vez. Fui evasiva, falei que tinha sido um dos melhores pães que comi, falei da decoração da loja, elogiei a limpeza do local.... mas acho que acabei "telegrafando" que havia algo errado com o tal pão...

Ele insistiu para saber minha "real opinião", e até disse que "gostava" de receber opiniões sinceras, etc etc. Acabei cedendo, comprando a história da sinceridade bem-vinda, e falei, bem suavizado, que parecia que, da primeira vez, tinha "um pouco mais" de recheio (maneira super eufêmica que arrumei para preservar nossa amizade e passar a ideia de falta de recheio).

Mal terminei a frase, a cara do meu "candidato a desafeto" se fechou, ele engoliu em seco e disse: "a quantidade de recheio continua a mesma, talvez tenham colocado um pouco a mais de fermento".

Enfim, como você já deve imaginar, mais alguns meses e a rotisserie uma vez promissora acabou fechando. Para mim, confesso, não foi surpresa alguma. Não adianta vencer a discussão, principalmente com argumentos frouxos.... pois isso definitivamente não muda a realidade.

Pena que muitas pessoas prefiram dar a última palavra, em ver de analisar as queixas e encarar seus "pontos a melhorar". Seja em relação à postura da pessoa na vida profissional ou pessoal... aliás, será existe mesmo como separar uma coisa da outra?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Ana Julia Perrotti-Garcia

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos