O Rei que selecionava GENTE!

O Rei que selecionava GENTE!

Certa vez, o monarca de um reino muito pequeno, recém emancipado, precisou criar o seu exército. O Rei desejava possuir uma tropa composta por homens e mulheres valorosos, com alto senso de justiça, coragem, espírito  abnegado e desprendido, fidelidade, lealdade e, principalmente, que precisassem apenas de uma oportunidade para demonstrar todos esses valores.

O Rei sabia que para concluir essa tarefa com êxito, urgia antes de tudo contratar um capitão, um chefe da guarda, um LÍDER que tivesse a capacidade de encontrar, atrair e selecionar esses homens e mulheres.

Nas entrevistas que fez, o Rei procurou sempre o que estava escondido atrás das máscaras que todos nós usamos para viver em sociedade. Ele buscava o que se esconde atrás dos olhos... Aproveitava esses momentos para conhecer a pessoa que ali estava; quem era; de onde vinha; como foi criado; como eram seus pais; o que valorizava na vida; seus valores éticos, enfim, sua história.

Dezenas de pessoas com títulos foram ouvidas, e haviam muitas. Especialista nisso, doutor naquilo, formado na Universidade X, com MBA internacional em Y, fluente em línguas estrangeiras, experiência em combates e tudo o mais. O Rei sabia valorizar títulos. No entanto, procurava GENTE. Gente com história, gente ética, gente... GENTE. Procurava a luz, a faísca divina que todos temos. Tentava entrar lá onde Deus habita em cada ser humano. Ali, ele encontrava a pessoa de fato. Sem máscaras. Sem maquiagens. Almejava um exercito de gente de caráter, bem criadas, que soubessem valorizar as pessoas. Esse tipo de gente, dizia ele, lutaria por todos os valores em que acreditassem. Dariam tudo de si, sem titubear.

Parece utópico, mas existem pessoas como esses soldados aos montes por aí. Pessoas que só precisam de uma oportunidade e de um bom líder para fazerem o impossível, o inimaginável! Acho que o que está faltando são profissionais que se disponham a selecionar com tal profundidade. Dá mais trabalho, mas o resultado é muito melhor. Quem monta um exercito assim não só traz conquistas para a empresa, mas também para a sociedade. Esse tipo de gente costuma lutar para melhorar tudo ao seu redor. Tentam multiplicar o bem que conquistaram. Encaram o trabalho como missão! 

Exemplos de empresas bem sucedidas que selecionam caráter e não pessoas e que selecionam gente e não currículos, não faltam. Essas empresas investem muitos recursos no seu patrimônio humano. Têm um excelente programa de formação de líderes. Trabalho duro, as vezes impossível, tirar um colaborador delas. Tente para ver!

Pura verdade. ....

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos