O RH estratégico é assim!
Foi longo o caminho, mas muitos RH´s já podem dizer que são estratégicos para o futuro do negócio.
O RH que pensa estrategicamente conseguiu ir muito além do conhecimento específico sobre metodologias e sistema de gestão de pessoas. Conseguiu entender que, por si só, mesmo as mais modernas metodologias de gestão de pessoas, quando não são alicerçadas na estratégia de negócios, produzem poucos e frustrantes resultados.
O moderno líder de RH está acostumado a dialogar com CEO´s, VP´s e seus pares C level sobre os mais complexos e desafiadores pormenores do negócio. Conhecem em detalhe o plano estratégico da empresa. Ajudam a definir os objetivos e metas de negócio a atingir, que estratégias seguir e definem forças e fraquezas da organização, com base no profundo conhecimento do estoque de competências disponíveis no conjunto de colaboradores. Conhecem bem a operação da empresa, o que os concorrentes estão fazendo e quais são as tendências do mercado para os próximos 2, 5, 10 anos. São competentes para construir soluções de gestão de pessoas que não somente respondam às necessidades imediatas mas que, principalmente, antecipem os movimentos do mercado e ajudem a preparar as empresas a desenvolver diferenciais competitivos.
O RH moderno tem plena consciência que investir em novas soluções para melhorar o desempenho, proporcionar o engajamento das pessoas, ou mesmo, recompensá-las melhor não deve seguir modismo, mas mediante uma justificativa estratégica que a isso remeta. O moderno RH sabe definir e acompanhar indicadores específicos que sejam totalmente aderentes aos desafios do negócio.
Enfim, muitos RH´s já são considerados estratégicos porque realmente transformam as pessoas em diferenciais vitais para a perpetuação da empresa no mercado, com crescimento sustentável e para criação de valor para o negócio e para o ecosistema social e mercadológico.
Consultora e Coach de Aconselhamento, Transição e pós Carreira/Designer de Carreira/Outplacement/Job Hunter/Psicóloga
7 aExcelente reflexão.
Gestora de RH na Auto Viação Tijuca | Partner at Rh40+ | Palestrante
7 aÓtimo artigo! Faço uma pequena contribuição ao novo perfil do RH estratégico - a necessidade do olhar empreendedor, da visão sistêmica do negócio , do uso do banco de dados (big data) do RH para ajudar na automatização das tomadas de decisão dentro dos subsistemas/ferramentas da área e claro, do nosso olhar e expertise únicos e diferenciados a respeito do ativo mais importante de uma empresa....Pessoas!! Temos um poder incrível porque conseguimos avaliar a lógica e a emoção, a razão e o sentimento e as empresas já perceberam que possuem os dois lados, que precisam lidar com os dois lados e por isso nos tornamos estratégicos e vitais! Parabéns, Nuno!