O Risco de Ajudar Funcionários

O Risco de Ajudar Funcionários

Com anos de experiência em advocacia preventiva para empresas, vi muitos empresários, de bom coração, ajudando de 'N' formas seus funcionários, desde pagamentos de cirurgias, ajuda nisso, naquilo, etc. MAS, deixou de pagar verbas trabalhistas adequadamente.

Não estou dizendo para não ajudar, não é este o ponto. Colaboração, solidariedade, é fundamental, todos desejamos isso, mas não ao preço de sacrificar o pagamento de verbas trabalhistas, acreditando que seu funcionário e amigo, nunca irá em busca de seus direitos.

Quando a relação empregatícia acaba, o funcionário em questão é bombardeado por amigos, outras pessoas e advogados, sobre seus direitos que não foram pagos, fazendo com que ele se sinta um tolo, enganado.

Além disso, como a crise não escolhe vítima, de repente o cara se vê numa situação de vulnerabilidade, sem dinheiro, cheio de contas e com a possibilidade de receber algum dinheiro via processo judicial. Aí te pergunto meu amigo empresário: ele vai escolher você ou os filhos dele? Você ou os boletos? Pensar que ele irá escolher a lealdade a você é, no mínimo, inocência.

Seja sábio, empresário. Colocando todos os custos, incluindo custos trabalhistas em uma planilha, você saberá se sua empresa está dando lucro, se precisa vender mais, se está vendendo produtos por um preço abaixo do que realmente deveria, etc.

As obrigações trabalhistas fazem parte do custo de sua operação, são fundamentais pra sua clareza estratégica e podem ser repassadas ao consumidor final ou servirão como elemento estratégico para melhorar vendas.

Quando você é processado por não ter pago verbas trabalhistas, aquilo que era CUSTO e poderia ser repassado ao consumidor final para equilibrar suas contas, passa a ser PREJUÍZO, pois você não possui uma máquina do tempo para voltar atrás em seus negócios para refazer contratos antigos, e nem irá procurar seus clientes para dizer:

"E aí pessoal, beleza? Tomei uma trabalhista aqui e estou entrando em contato pra ratear este prejuízo entre todos os meus clientes que já pagaram por meus produtos/serviços mas que cobrei abaixo por não ter calculado minhas obrigações trabalhistas."

Se deseja reduzir seus custos, inclusive trabalhistas, aproveitando as modificações trazidas pela alteração legal, procure um especialista que possa lhe ajudar a efetuar isso de forma LEGAL e CORRETA.

Deixar de pagar verbas trabalhistas não é uma forma inteligente de ser mais competitivo. É uma forma sutil e altamente insidiosa de DESTRUIR o seu negócio para SEMPRE! Não caia neste erro!

Leia Também: Como reduzir drasticamente prejuízos trabalhistas?

Leia Também: TAXA DE SERVIÇO - Tributos, Encargos Trabalhistas e Relação de Consumo



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos