O segredo do sucesso nos processos seletivos: Preparação
Atualmente as ofertas de emprego têm novas características e maiores exigências, mas elas existem. Portanto aproveite o momento para se preparar para as oportunidades.
Quando você está desempregado, o processo de procura de emprego pode te deixar mais ansioso. A falta de renda e a sensação de insegurança impedem que você permaneça positivo, confiante e com foco no seu objetivo. Mas não precisa ser assim...
Pense o seguinte: você não está desempregado, está “entre empregos” e está procurando uma oportunidade nesse intervalo. Seu cérebro vai entender.
Segundo J.T. O’Donell, do Work it Daily, não importa se você foi demitido, se pediu demissão ou se precisa fazer uma mudança na carreira, nesse momento é importante encontrar atividades que o tornem “empregável” enquanto estiver sem trabalhar. Caso contrário, será difícil competir com candidatos mais qualificados.
Além disso, você terá muito o que explicar para justificar as lacunas de emprego no seu currículo. Seu objetivo é preencher essas lacunas com atividades produtivas e relevantes para sua área de atuação. Portanto, se estiver desempregado, não perca tempo apenas se candidatando a empregos online. Em vez disso, torne-se mais empregável seguindo estas dicas, elas serão super úteis.
Dica 1 - Se afaste de pessoas negativas a todo custo!
Não dificulte mais o processo de busca de emprego gastando seu tempo com pessoas que não contribuem com nada de positivo no processo e te fazem se sentir pior.
Dica 2 - Tenha clareza dos seus diferenciais.
Recomendados pelo LinkedIn
Procure se identificar como um especialista que pode agregar valor e suprir a necessidade da empresa para qual você está se candidatando.
Dica 3 - Analise as descrições dos cargos para os quais você está se candidatando.
Adapte o seu currículo de forma a destacar o seu conjunto de habilidades e realizações.
Dica 4 - Aprimore suas habilidades.
Pense nas habilidades que você acredita que precisa desenvolver e que trariam vantagem para sua área de atuação. Vale cursos, workshops, seminários online gratuitos e tutoriais em vídeo.
Um lembrete: é normal nesse momento, se sentir um pouco oprimido e triste, questionar a própria competência... Mas acredite, é uma fase. Falo isso por experiência própria.
Você pode até cansar durante o processo, quando isso acontecer, descanse e depois retome o trabalho. Não desista! Você pode mais do que imagina!
Dinah Gabi