O segredo para gerar rapport não existe

O segredo para gerar rapport não existe

Hoje eu conversei com meus colegas de time na Rock, para passar algumas dicas de rapport. Eles acompanham meu relacionamento com colegas, clientes e parceiros, e me pediram algumas dicas. Fiquei feliz com o reconhecimento, em um time onde todo mundo é muito bom no que faz, e em poder compartilhar meus aprendizados. 

Eu sempre gostei muito de lidar com pessoas, de conversar e ouvir tudo. O que me ajudou a ter essa facilidade no relacionamento e na comunicação. Há alguns anos, fiquei sabendo que essa habilidade tinha um nome: rapport. 

Apesar de ter 25 anos, minha vida profissional começou aos 15, e passei por experiências muito diferentes nesses 10 anos. Mas em todas, essa habilidade me ajudou muito e ainda ajuda. Afinal, sempre são as pessoas que realmente fazem a diferença e são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio.

Pensando nisso, quis compartilhar o que acho mais importante para gerar rapport, mas é válido ressaltar que ele não deve ser algo automático, sabe? Se relacionar bem com as pessoas, se importar, ter empatia, precisa fazer parte de quem você é. Se todas as pessoas pensassem assim, todo mundo sairia ganhando. 

Se você fizer uma pesquisa no Google sobre o que é preciso para gerar rapport, vai encontrar várias dicas bacanas. As que aparecem mais vezes, falam sobre:

  • Linguagem Corporal;
  • Tom de Voz;
  • Humor e Emoções;
  • Respiração;
  • Entrar no mundo da pessoa.

Como já anunciei no título desse artigo, não existe um segredo para gerar rapport, ninguém desenvolveu uma fórmula para isso e nem vai desenvolver. Ele não deve ser visto e tratado como uma técnica, mas sim como uma atitude. Em todas as suas comunicações e interações, quando você realmente se importa com a pessoa, se preocupa com o que ela está sentindo e falando, a experiência é muito melhor para as duas partes.

Para mim, no que vivi e aprendi até agora, o que é fundamental para um bom relacionamento com as pessoas, o que garante que a relação seja construída embasada na confiança é ouvir.

E quando eu falo ouvir, não quero dizer escutar e pronto. Estou falando de ouvir mesmo, guardar as informações que a pessoa compartilhou com você e lembrar delas nas próximas conversas. Ouvir também está relacionado a se envolver no que está sendo dito, complementar com suas ideias... e não apenas concordar, que é quase uma "confirmação de mensagem recebida".

Ouvir é prestar atenção, voltar seu foco para aquela conversa. se dedicar a ela e se importar. Eu, que não tenho a melhor memória do mundo, tenho o hábito de anotar muitas informações. Quando alguém me fala o time para que torce, uma viagem que quer fazer, o nome do animal de estimação.. coisas simples mas que considero muito importantes e quero me lembrar, anoto tudo. Isso me ajuda muito!

Você concorda que ouvir é fundamental para um bom relacionamento com as pessoas? Considera algum ponto mais importante para o rapport? Compartilhe comigo nos comentários, quero muito ouvir a sua opinião!


Adorei! Fácil, direto e bem explicativo! Arrasa no rapport!!!

Lana Kantor

Demand Generation Manager | Full Stack Marketer ⚡

6 a

Incrível — e verdadeiro :) Acompanhei de perto sua construção de rapport junto aos clientes, desde os perfis mais descontraídos a sisudos e dá muito certo na condução dos projetos. Parabéns!

Daniela Mineiro

Head of CX / Customer Success / Team Management

6 a

Arrasouuu!! Tanto na apresentação, quanto no texto. E arrasa no rapport no dia a dia! 

Luiza Kolanscki

Customer Success Team Manager | Gestão de Atendimento | Experiência do Cliente | Marketing

6 a

Sensacional! 

Carlos L.

Gero insights para posicionar empresas em mercados competitivos 🕵️♂️ | PMM na RD Station (TOTS3)

6 a

Boa Talita! É como você disse, não existe uma fórmula, já vi diferentes maneiras e abordagens na equipe comercial e customer success — mas ouvir, entender e mostrar que está ali é uma ótima maneira de gerar confiança e também trabalhar em equipe.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Talita Maria

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos