O service designer & as agências de propaganda.

O service designer & as agências de propaganda.

Tenho visto algumas pessoas de dentro e fora da propaganda com a mesma dúvida. Alguns cansados do modus operandi de agência e indo tocar os seus projetos; outros entendendo a oportunidade de levar o olhar do design estratégico para dentro das agências.

E depois da entrevista do Abel no Draft e o texto da Laura no M&M, parece óbvio: um estrategista com as lentes do design de negócios e experiências é muito útil para os atuais desafios da comunicação.  Ou seja, é cada vez mais clara a necessidade de adaptação do estrategista para o contexto de Startups (tirando o hype) com o olhar do design de serviço. E que, além disso, tenha a habilidade para estruturar (ou pelo menos entender) dados em real time, levantar hipóteses e planos integrando multas disciplinas e pivotar o projeto quantas vezes forem necessárias para se adaptar ao contexto, em um ciclo contínuo.

Ainda que a implementação dessa cultura seja um grande desafio, como a Laura menciona, saber que a intenção existe já cria o o otimismo e abre a discussão. Tem mais alguém pensando nisso porai? Amigos, ex-chefes, colegas de trabalho, freelas... alguém? :)

Victor Hugo Rocha

Innovation Strategy, business & service design, customer & user experience, user-centered privacy

8 a

Às vezes tenho a impressão que, dentro do universo da agência, quem busca entender de verdade o design thinking, estratégico e de serviços, acaba percebendo um poder de entrega relevante e efetivo que vai para além dos limites da comunicação. Mesmo as agências mais "criativas" costumam entregar experiências que ainda estão limitadas pelas fronteiras do que "se pode comunicar" e não nas fronteiras do "o que se pode viver". Acho que as agências acabam perdendo o profissional que se atualiza, se adapta à nova realidade, pra empresas e oportunidades mais ligadas em entregas transversais e que estão ligadas à espinha dorsal do negócio do cliente. As agências ainda podem escolher sobre mudar seu papel na relação com o cliente e se permitir realizar entregas mais completas, mas pra isso, quando um carinha lá de dentro disser "vamos resolver isso com design?" ele não pode ser podado, do contrário será mais um pulando fora.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos